Sabe aquela marca de vacina no braço que quase todo mundo tem? Ela costuma aparecer até seis meses depois que o bebê recebe a BCG (Bacilo de Calmette-Guérin), que protege contra a tuberculose. No Brasil, essa vacina é produzida exclusivamente pela Fundação Ataulpho de Paiva (RJ), que há 115 anos trabalha no combate à doença. Porém, uma resolução divulgada ontem (21) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe que a fundação dê continuidade à fabricação da substância.

Imagem: vacina BCG
Reprodução

Segundo nota oficial da Anvisa, a suspensão foi determinada com base “no resultado da inspeção sanitária investigativa realizada na fabricação, entre 28 e 30 de novembro deste ano. Durante a inspeção, ficou constatado o descumprimento de requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para a fabricação de produtos injetáveis”.

Leia também:  Veterinária se recusa entregar celular e é assassinada por bandido

Ainda de acordo com a nota, as vacinas BCG da empresa que se encontram no mercado podem continuar sendo utilizadas. Segundo a Anvisa, todos os lotes da BCG foram submetidos a testes de controle de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) antes de serem liberados para o consumo. A BCG é aplicada ao nascer, em dose única (ainda na maternidade ou em posto de saúde).

Em nota enviada à CRESCER, o Ministério da Saúde informou que a distribuição da vacina BCG está regularizada em todo o país. O atual estoque é de 8 milhões de doses – quantidade suficiente para garantir o fornecimento por mais oito meses. Em 2016, foram distribuídas 7,6 milhões de doses da vacina. O Ministério da Saúde também afirma que enquanto a situação da Fundação não se regularizar, a BCG será importada de um laboratório internacional devidamente qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também:  Maioria dos candidatos do Enem 2017 tem mais de 20 anos

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.