Agora MT Variedades Música e Cultura Blueberry é um aliado na prevenção do diabetes
SAÚDE

Blueberry é um aliado na prevenção do diabetes

Da Redação com Remédio Caseiro
VIA

Imagem: bluebarry
Foto: depositphotos

A cada ano que se passa, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, sobretudo quando o assunto está relacionado com o aparecimento de alguma doença, como a diabetes, por exemplo. Nesse campo, manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos regularmente e ainda incluir o consumo de alguns ingredientes no dia-a-dia, pode ser a chave para afastar a doença.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 422 milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes só no ano de 2014, ante 108 milhões em 1980. Ou seja, em pouco mais de três décadas, os números quase quadruplicaram. Ainda de acordo com a OMS, 16 milhões de brasileiros sofrem com diabetes anualmente, sendo que 72 mil são vítimas fatais.

Sendo assim, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre alimentos que podem ajudar a driblar a doença. É o caso do blueberry, que ficou conhecido como “a fruta milagrosa” por tantos benefícios à saúde.

Em 2009, um estudo da Universidade de Michigan (EUA) apontou o mirtilo – como também é chamado – como coadjuvante na prevenção da doença, já que suas propriedades ajudam a regular o índice de açúcar no sangue.

Benefícios do blueberry para o diabetes
De acordo com pesquisadores da BBC Health, um tipo de antioxidante de cor roxa presente no blueberry aumenta a captação de glicose pelas células do corpo. Nesse sentido, o açúcar que circula por todo o corpo, através do sangue, é melhor aproveitado. Na pesquisa, os cientistas comprovaram que o risco de diabetes diminuiu 26% nos ratos usados nos testes.

Outros benefícios para a saúde
Além de todas essas vantagens em relação a redução da possibilidade de aparecimento do diabetes, o blueberry possui alta concentração de vitamina C, ação antioxidante, neutraliza os radicais livres, mantém a saúde dos olhos, diminui o colesterol ruim e previne o aparecimento de doenças coronarianas.

A fruta possui baixa caloria, por isso torna-se uma forte aliada nas dietas de emagrecimento. Estudos realizados pela Texas Woman’s University, nos Estados Unidos, indicam que o uso regular da blueberry ajuda a eliminar a gordura abdominal. Isso acontece devido aos polifenóis existentes em sua composição, que conseguem inibir a obesidade.

O blueberry também protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer. Por ser uma fonte de ácido elágico e polifenóis, a fruta também está ligada a prevenção de alguns tipos de câncer. Ela também ajuda a prevenir e a tratar infecções no trato urinário, como a cistite.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas