Agora MT Mundo Brasileiros que estão na Venezuela são impedidos de retornarem ao país
MUNDO

Brasileiros que estão na Venezuela são impedidos de retornarem ao país

Da redação com Veja
VIA

Imagem: PRESIDENTE DA VENEZUELA
Carlos Garcia Rawlins/Reuters/VEJA

Engolfado em uma crise financeira, política e institucional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, coloca a culpa em inimigos externos para justificar o fracasso do chavismo. A última ação coordenada por Maduro para desviar a atenção para os problemas de seus país foi fechar a fronteira com o Brasil. Neste sábado, o venezuelano anunciou que a fronteira está lacrada até o dia 2 de janeiro – prazo ainda prorrogável!

Maduro diz que a medida é necessária para combater a ação de “máfias” que estariam enviando para fora do país milhões de bolívares em espécie, como forma de “desestabilizar” o seu governo.

A medida absurda impactou diretamente milhares de brasileiros que vivem na Venezuela.

A cidade faz fronteira com a brasileira Pacaraima (RR) e a população das duas localidades vivem de foram integrada transitando livremente de um lado para o outro dos postos de controle, como se ambas formassem apenas um aglomerado urbano no extremo norte da Região Amazônica.

O Itamaraty disse que a Consulado do Brasil em Caracas tenta um acordo para assegurar que os desejem deixar a Venezuela possam atravessar a fronteira.

Imagem: pessoas tentando atravessar ponte
Carlos Eduardo Ramirez/Reuters

Autoridades de Roraima ouvidas pela reportagem temem que a situação se agrave. Dezenas de ônibus de turismo deixaram o Brasil em direção ao país vizinho todas as semanas. A reportagem apurou que centenas de brasileiros podem ter problemas para voltar para suas casas caso a medida não seja revertida.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas