Imagem: pésOs pés são responsáveis pela sustentação do corpo e qualquer problema na estrutura óssea e cartilagem podem interferir no corpo todo. Muitas pessoas sofrem com dores nos pés depois de um longo período em pé ou após atividades físicas e pode ser sinal de inflamação. Segundo a Abtpé – Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé – cerca de 70% da população mundial sofre com incômodo ou dor nos pés.

Geralmente as pessoas se preocupam quando a dor é persistente por algumas semanas, o que pode agravar o início de algum problema. As principais causas estão relacionadas a problemas no tendão calcâneo, fascite plantar, esporão do calcâneo, joanetes, entre outros. As dores podem surgir após uma quantidade excessiva de esforço na região dos pés a partir de atividades físicas, ficar muito tempo em pé, e dependendo do problema dores aparecem logo pela manhã nos primeiros passo do dia ao levantar.

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É importante prestar atenção nos sintomas e procurar um médico ortopedista para que seja indicado o melhor tratamento. Dependendo do problema pode ser indicado anti-inflamatórios, alongamentos, fisioterapia, cirurgias e até o uso de palmilhas ortopédicas, que são específicas para determinadas dores e problemas. Para os casos que não precisam da intervenção cirúrgica muitas pessoas procuram também tratamentos a partir da acupuntura neurofuncional.

Dicas para aliviar as dores nos pés

– Para aliviar o cansaço e as dores nos pés após um longo dia de trabalho, basta deitar e colocar os pés sobre almofadas ou travesseiros mexendo os dedos. Fazendo pelo menos por 20 minutos, isso vai ajudar a ativar a circulação dos pés e pernas.

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– Coloque os pés sobre uma bacia com água morna e óleos essenciais de sua preferência. Os óleos de hortelã, eucalipto, alecrim, zimbro e limão são ótimas opções.

– Massageie seus pés com óleo de bebê. Uma boa massagem com movimentos circulares e um pouco de pressão na planta do pé com os polegares ajuda a obter um alívio imediato. Outra dica de massagem é pisar sobre uma bola de tênis ou algum tipo de rolo.

– Se existe inflamação, uma das soluções mais eficazes e utilizadas principalmente por atletas é o uso de gelo. Basta enrolar um pouco de gelo em um pano e aplicar sobre o tornozelo e calcanhar.

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