Agora MT Mundo Escritora Francesa causa polêmica nas redes sociais por dizer que se arrepende...
MUNDO

Escritora Francesa causa polêmica nas redes sociais por dizer que se arrepende em ter filhos

Da redação com G1
VIA

Imagem: escritora francesa
Foto: BBC

A autora francesa Corinne Maier, que tem dois filhos, anuncia para quem quiser ouvir sua opinião de que, no mundo atual, os adultos estão tão obsessivos por seus filhos e tão exaustos por ter de cuidar deles que não têm energia para mais nada.

ndivíduos que não têm filhos são descritos como egoístas e cidadãos de segunda classe. Muitos deles se sentem pressionados a se justificar: ‘Eu não posso ter filhos, mas eu adoro crianças.’ Quando ouço isso, logo faço um comentário para inflamar a conversa. Algo como: ‘Eu tenho filhos, mas tenho razões para odiar crianças’.

Não que eu esteja na posição de defender a queda da natalidade. Visto que tenho dois filhos, não posso dizer aos outros: “faça como eu”. Mesmo assim, acho hipócrita esconder-me por trás de uma fumaça de idealismo (“não há nada mais bonito do que o sorriso de uma criança”) para justificar minhas opções questionáveis para a vida. Sou totalmente contra essa lavagem cerebral.
Já é hora de pararmos de vender a ideia de que bebês são sinônimo de felicidade. Chega dessa grande “ilusão sobre os bebês”!

Ser mãe ou pai se tornou um trabalho que consome muito tempo. Muitos pais vêm se envolvendo de maneira excessiva na educação de seus filhos e se tornando “hiperpais”, presentes em todas as frentes – garantindo um café da manhã balanceado, levando a atividades extracurriculares, ajudando com a lição de casa…

Crianças custam uma fortuna. Na Espanha, por exemplo, as crianças custam entre 98 mil euros e 300 mil euros cada, segundo uma organização de consumidores.
Criar meus filhos não apenas me deixou exausta, mas também me levou à falência. Em breve, minha filha vai terminar seus estudos. Vou dar uma festa. Finalmente não ter mais que bancá-la. Que alívio!

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas