Na chegada das festividades de final de ano, férias e feriados o estoque de sangue no Hemocentro de Rondonópolis, diminui. Nesse período, cresce as necessidades de coleta de sangue, para atender a pacientes com cirurgias, doenças hematológicas e nos casos de emergências, provocadas pelo aumento dos índices de acidentes.

A coordenadora do Banco e Sangue, Eslayne Moraes de Carvalho, explica que nessas ocasiões, as pessoas acabam por adiar as doações devido as festas e as viagens, e se programam para iniciar no ano seguinte, mas é nesse momento, em que o estoque fica precário.

Eslayne destaca que infelizmente as doações vão à contramão dos acidentes, porque na proporção que eles não doam, aumentam o número de acidentes e a quantidade de doações não chegam na estimativa desejada. Nos períodos de finais de ano, o número de doadores reduz e cresce o trabalho de captação de novos doadores para manter regular o banco de sangue.

Leia também:  Sesc Rondonópolis realiza desafio mix aeróbico neste sábado (08)

A demanda hospitalar aumenta nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e é exatamente na época na qual existe a baixa coleta, sendo necessário investir em propagandas, como palestras educativas nas escolas e ligação para os fidelizados no programa de doação.

Horário de funcionamento

O Hemocentro de Rondonópolis está localizado na Rua Barão do Rio Branco, próximo ao Pronto Atendimento n° 2802, bairro Centro.  E funciona das 7h ás 18:30h de Segunda á Sexta.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Leia também:  Caminhão derruba postes e deixa região da Vila Mineira sem energia

Homens podem fazer doações, com prazo de quatro meses. Já as mulheres podem fazer doações, com um espaço de três meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.