Agora MT Economia Mais de 700 mil declarações estão na malha fina do Imposto de...
ECONOMIA

Mais de 700 mil declarações estão na malha fina do Imposto de Renda 2016

Da redação com G1
VIA

A Secretaria da Receita Federal informou que 771.801 declarações já estão retidas na malha fina do IR devido a indícios de inconsistências, ou omissão, nas informações prestadas.

A Receita Federal informa que goram recebidas 29.542.894 declarações do IR neste ano. Deste modo, a quantidade de declarações retidas hoje em malha fiscal corresponde a 2,61% do total de declarações enviadas em 2016, explicou o Fisco.

Como saber se está na malha fina

Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode verificar se está no sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda – cujas consultas já foram abertas pela Receita Federal e podem ser feitas nessa página:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

Se o contribuinte não aparecer nesse lote de restituições do IR, e nem figurou nos anteriores, está automaticamente na malha fina do leão, ou seja, teve sua declaração retida para verificação por parte da Receita Federal por conta de inconsistências ou omissões.

Irregularidades

De acordo com a Receita Federal, das 771.801 declarações retidas na malha fina, 75% apresentam imposto a restituir, ou seja, valores a receber pelos contribuintes, ao mesmo tempo em que 22% tem imposto a pagar e 3% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

As principais razões pelas quais as declarações foram retidas na malha fina, neste ano, foram:

– Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 409.054 declarações com esta ocorrência.

– Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 293.284 declarações com esta ocorrência.

– Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 277.848 declarações com estas ocorrências.

– Inconsistências em despesas médicas: 162.078 declarações com esta ocorrência.

Relacionadas

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de abril do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (17) os beneficiários com Número de...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Governo busca soluções contra doença que ameaça abacaxi

A fusariose representa uma ameaça devastadora à produtividade e à qualidade do abacaxi. Sob condições ambientais favoráveis, pode causar perdas produtivas superiores a 80%,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas