Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Melhores alimentos para saciar o apetite
SAúDE E BEM-ESTAR

Melhores alimentos para saciar o apetite

Da Redação com Melhor Com Saúde
VIA

Sabemos que existem alimentos que saciam o apetite, mas vários deles não são muito saudáveis. Quando a forme nos ataca é melhor consumir alimentos que, além de encherem o estômago, não contêm gorduras ou açúcares.

Acha que é impossível? Neste artigo contaremos o que você deve comer para se saciar sem deixar de lado a boa alimentação.

Por que um alimento é saciante?
Tudo o que comemos nos influencia em vários aspectos, como por exemplo o quão saciado o nosso estômago fica e a vontade que temos de comer qualquer alimento que apareça na nossa frente.

Cada comida oferece um nível de saciedade maior ou menor, e por essa razão não é a mesma coisa comer uma salada de alface e tomate ou um prato de macarrão.

Para que um alimento seja saciante, ele deve cumprir estes requisitos:

  • Ser rico em proteínas.
  • Oferecer uma boa quantidade de fibras.
  • Conter mais ar e água.
  • Ter poucas calorias em relação ao seu peso.
  • Ser integral.

Alimentos que saciam o apetite e são saudáveis
Baseando-nos nas qualidades dos alimentos saciantes, destacamos aqueles que, além de desempenhar este objetivo, são saudáveis (ou, pelo menos, mais saudáveis do que alimentos industrializados e fast food):

  1. Batatas cozidas

    Imagem: batata inglesa
    Foto: Divulgação

    Apesar de costumarem “demonizá-las” quando fazemos dieta ou queremos perder peso, a verdade é que as batatas cozidas são uma grande fonte de vitamina C, potássio e carboidratos.Também nos oferecem fibras e proteínas e não contêm muita gordura. Portanto, são mais do que saciantes.

    Imagem: aveia
    Foto: Thinkstock/ Getty Images
  2. Aveia: Consumir aveia no café da manhã é sinônimo de não ter fome até o meio da manhã ou o meio-dia. Este cereal tem muitas fibras e proteínas vegetais com a capacidade de deixar o estômago saciado por várias horas. Se você combinar a aveia com iogurte ou leite, os benefícios serão ainda maiores.

    Imagem: maca
    Foto: Reprodução / horticamp
  3. Maçã: Uma grande fonte de fibras que “apaga” o sinal do cérebro de querer comer mais e mais. Você pode escolher uma maçã para o café da manhã, no meio da manhã, como sobremesa ou no café da tarde.Ela estabilizará os níveis de açúcar no sangue e oferecerá muita água ao seu organismo. Assim, seu estômago se sentirá cheio por mais tempo e evitará, por exemplo, a retenção de líquidos.

    Imagem: ovos
    Foto: Alex Silva / MdeMulher
  4. Ovos: Outro dos alimentos que é muito mal visto, já que aumenta os níveis de colesterol. Porém, os ovos são ricos em nutrientes, principalmente as gemas. Os antioxidantes que oferecem (luteína e zeaxantina, entre outros), saciam nosso apetite por várias horas. Se, ao invés de comer pão ou biscoito durante o café da manhã, você escolher um ovo cozido, adicionará menos calorias e mais saciedade ao seu organismo.

    Imagem: laranja
    Reprodução
  5. Laranja: Este riquíssimo cítrico nos oferece uma boa quantidade de fibras, as quais reduzem os níveis de apetite. É recomendável consumir laranjas para obter vitamina C, que reforça nosso sistema imunológico. Além disso, é uma fruta que pode ser usada em várias preparações, sucos, sobremesas, etc.

    Imagem: nozes
    Foto: Reprodução / Internet
  6. Nozes: Se as consumirmos em quantidades adequadas não há motivo para temer as calorias que oferecem. Um punhado por dia, no máximo, e você desfrutará de todos os seus benefícios (dentre eles, o de saciar o apetite).As nozes têm gorduras saudáveis e carboidratos que permanecem no estômago por mais tempo do que outros alimentos.Imagem: sopa verduras
  7. Sopa de legumes: Para receber distinção de ser “saciante e saudável”, a sopa deve ser preparada com verduras e legumes naturais. Ou seja, não valem as sopas desidratadas ou compradas em envelopes. A sopa tem muita água que permanece no estômago por mais tempo e evita que desejemos comida durante algumas horas. Além disso, podemos preparar sopas deliciosas e cremosas processando abobrinhas, cenouras, ervilhas, etc, (lembre-se de adicionar a versão desnatada do leite ou creme de leite para que sejam menos calóricas)Imagem: lentilha
  8. Lentilhas: As leguminosas em geral e as lentilhas em particular são perfeitas para saciar o apetite. Oferecem uma boa dose de proteínas vegetais e fibras. Por isso, um prato de lentilhas combinado com ovo cozido e tomate pode ser um excelente almoço para se sentir saciado por várias horas e não abusar dos petiscos à tarde.Imagem: chá verde
  9. Chá de menta: O aroma desta erva é relaxante e “corta” a fome em questão de minutos. Você também pode desfrutá-la em uma deliciosa infusão, por exemplo, no meio da manhã, quando a fome e o desejo de comer atacam. Além disso, o chá de menta tem outros benefícios, tais como ajudar na digestão e evitar cólicas.

    Imagem: salmon
    Reprodução
  10. Carnes magras: Por serem ricas em proteínas, podemos adicioná-las à lista de alimentos mais saciantes. Porém, para também considerá-las uma opção saudável, as carnes precisam ser magras. Comer uma porção no almoço (junto com uma salada de legumes ou batatas fervidas), lhe permitirá deixar a fome de lado, pelo menos até a tarde.

    Resultado de imagem para MACARRÃO INTEGRAL
    Foto: Thinkstock
  11. Macarrão integral: Na realidade todos os cereais que não foram processados ou refinados têm esta capacidade. No caso do macarrão, você comerá menos e se sentirá mais saciado. Ele oferece muitos minerais, vitaminas e antioxidantes. No entanto, devemos ter cuidado já que ele também tem mais gorduras do que o macarrão branco. Portanto, equilibre o consumo.Imagem: pimenta
  12. Especiarias: Uma opção saudável quando comparadas aos temperos que usamos hoje em dia e que, além disso, tem a capacidade de saciar o apetite. Um prato temperado com pimenta, curry, cominho ou gengibre nos mantém cheios por mais tempo e aumenta a temperatura metabólica. Como se fosse pouco, elas ainda oferecem um aroma e um sabor deliciosos aos pratos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas