Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Nutricionista dá dicas para não exagerar no sódio nas ceias de fim...
SAúDE E BEM-ESTAR

Nutricionista dá dicas para não exagerar no sódio nas ceias de fim de ano

Da Redação com Assessoria
VIA

Imagem: ceia de natal
Foto: Divulgação

A população brasileira consome mais do que o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). “O preocupante é que o consumo excessivo de sal, consequentemente de sódio é apontado como uma das causas da hipertensão, o que aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular, que é a principal causa de mortes no Brasil e no mundo”, explica a nutricionista Marcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e nutricionista responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

A quantidade de sódio que utilizamos no dia a dia precisa ser repensada por uma questão de saúde e as festas do final de ano podem representar o início desta mudança. Por que não?
As celebrações realizadas nesta época geralmente reúnem os amigos e a família para saborear comidas típicas. Peru, leitão, bacalhau, salpicão, salada de batata e farofa são algumas das preparações tradicionais das ceias e saboreá-las faz parte da comemoração.
Se a sua preocupação em reduzir o sódio estiver relacionada com a qualidade da refeição, não se preocupe! Reduzir a quantidade de sódio das ceias não significa diminuir o sabor do prato.

Quando o assunto é utilizar a quantidade de sal adequada para a sua saúde, alguns cuidados fazem a diferença. Pensando nisso, Márcia Gowdak lista algumas dicas para ajudar com essa questão. Confira!

Dicas para reduzir a quantidade de sódio nas ceias:

1 – Cuidado com as entradas da ceia e faça opções saborosas, mas com menos sódio! Troque a tábua de frios com queijos, embutidos e azeitonas por castanhas e frutas secas. Não se esqueça que as entradas devem ser consumidas com moderação, principalmente se você precisa controlar o peso;

2 – Experimente as preparações antes de adicionar mais sal. Muitas pessoas acrescentam o sal antes de saber se o prato está saboroso;

3 – Durante o preparo, utilize medidas caseiras e não sal à vontade. Para preparar a salada de maionese ou o salpicão da ceia, a referência da colher de chá ou café é sempre melhor do que o “sal a gosto” e as “pitadas”, por exemplo;

4 – Ao utilizar temperos e caldos prontos no preparo dos pratos da ceia, como o arroz, a farofa e as carnes, não adicione sal. A maioria desses produtos já possuem sal na medida certa, ou seja, o suficiente para deixar sua comida saborosa.

5 – Leia os rótulos dos produtos que utilizará no preparo da sua ceia para saber a quantidade de sódio presente em cada um deles;

6 – Retire o saleiro da mesa. Essa atitude simples ajuda a reduzir a vontade de acrescentar mais sal à comida e os convidados vão se deliciar de forma mais equilibrada!
Feito isso, aproveite as companhias e boa ceia!

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas