Agora MT Mundo ONU identifica cerca de 41 soldados das forças de paz acusados de...
MUNDO

ONU identifica cerca de 41 soldados das forças de paz acusados de abusos sexuais

Da redação com G1
VIA

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta segunda-feira (5) que identificou 41 boinas azuis do Burundi e do Gabão que supostamente cometeram abusos sexuais enquanto atuavam na República Centro-Africana entre 2014 e 2015.

Os possíveis agressores – 25 burundineses e 16 gaboneses – foram reconhecidos em fotos por vítimas e testemunhas e identificados através de outras provas em uma investigação de mais de quatro meses de duração, de acordo com o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

Imagem: soldados das forças de paz acusados de abusos sexuais
Foto: Andreea Campeanu/Reuters

Ao todo, os investigadores entrevistaram 139 possíveis vítimas de abusos em Dekoa, uma subprefeitura de Kemo, mas a maioria das pessoas não conseguiu identificar os agressores ou apresentar evidências. Das supostas vítimas, 25 são menores de idade e oito reivindicaram a paternidade de seus filhos, seis delas menores.

A investigação foi feita pelo Escritório de Serviços de Supervisão Interna da ONU (OIOS, sigla em inglês) com o auxílio de especialistas do Burundi e do Gabão e começou em abril, depois que foram revelados vários supostos casos de abusos em Dekoa. Segundo Dujarric, os investigadores se basearam principalmente em depoimentos de possíveis vítimas e testemunhas, ante a falta de provas legais, pois a maioria dos casos aconteceu um ano antes, ou seja, 2013 e 2014.

O porta-voz da ONU informou que a organização passou as conclusões da investigação aos governos do Burundi e do Gabão, incluindo os nomes dos identificados, e espera “ações legais apropriadas para assegurar responsabilidade criminal”.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas