Foto: Ilustrativa

Não há dúvidas de que as árvores fazem muito bem para a saúde de todos nós. Pois então aí está um desafio interessante para começar bem  2017: plante uma árvore.

Estudos realizados no mundo todo demonstram que as árvores tem efeitos positivos para a  saúde. Vamos a alguns exemplos.

Doenças respiratórias: diminuem.

As árvores limpam e umidificam o ar. Pessoas que vivem em regiões mais arborizadas tem menor incidência de doenças respiratórias. Durante o processo de fotossíntese, as árvores captam o gás carbônico, oxigenam o ar e liberam vapor de água para o ambiente. O ar mais úmido é essencial para a higidez das vias respiratórias. Nossas células respiratórias precisam de um ar com mais vapor de água para funcionar melhor. Nossas defesas respiratórias se fortalecem. Por isso é que em períodos muito secos, a incidência de doenças respiratórias aumenta significativamente. As árvores, portanto, ajudam a equilibrar a umidade do ar. Isso faz bem para a saúde.

Leia também:  Calcanhar de maracujá: o que é essa doença

Doenças causadas por poluentes ambientais: diminuem

 Uma árvore pode absorver até 1,4 kg de poluentes do ar, tais como óxido de mercúrio, óxido de chumbo e monóxido de carbono. O ar mais limpo é essencial não só para o sistema respiratório, como também para todo o organismo humano. O chumbo inalado, por exemplo, pode causar cefaleia importante, gastrite e anorexia.

Estresse e dificuldade para dormir por calor excessivo: diminui

Regiões mais arborizadas são geralmente mais fresquinhas. Estudos apontam que a região no Morumbi, em São Paulo, onde a taxa de arborização é considerada acima da média tem uma temperatura de 5-10o a menos quando comparada às regiões com taxa de arborização insuficiente. Temperaturas mais elevadas, principalmente no verão, relacionam-se a mais estresse e a um sono de pior qualidade. Quanto pior o calor, pior o sono, maior o estresse e a irritabilidade  e isso torna-se um ciclo difícil de romper. As árvores são essenciais para atenuar o calor do verão de um país tropical.

Leia também:  Estar de bom humor turbina o poder da vacina da gripe

Câncer de pele: diminui

 A sombra que as árvores promovem nos protege dos raios solares que podem causar câncer na pele. Isso é importante nas calçadas das cidades, onde muitas pessoas transitam ao longo de boa parte do dia e se esquecem de passar protetor solar. Além disso, a sombra dá uma sensação de conforto térmico muito maior, principalmente no verão.

Depressão : diminui

Estudos indicam que a natureza acalma e tranquiliza as pessoas. Quem vive em regiões mais próximas de espaços verdes tem mais qualidade de vida e menor incidência de doenças psicoemocionais, aí incluída a depressão. Recomenda-se, inclusive, que pessoas muito ansiosas ou com tendência à depressão dediquem uma parte do seu tempo diário, por pouco que seja, em contato com a natureza. Seja em um parque, numa praça arborizada ou na praia, olhando o mar. A natureza acalma e faz bem para os olhos e para a alma.

Leia também:  Pimentão para colorir a receita e turbinar a saúde

Então, mãos à obra: plante sua árvore neste início de 2017 e vamos todos colher mais saúde no futuro.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.