Imagem: LivroO Professor Mestre, Rafael Rodrigues Lourenço Marques, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) lançou o livro ‘Representações Sociais do Professor: comunicação, Educação e Psicologia Social’, pela Editora Appris.

A obra é resultado de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT), orientada pela Profª Drª Eugênia Coelho Paredes (Hoje aposentada pela UFMT) e pelo Profº Drº Carlo Ralph De Musis (UNIC, UFMT, POLITEC/MT) – coautor do livro – junto ao Grupo de Pesquisas em Educação e Psicologia (GPEP).

A partir de uma investigação quanti-qualitativa com 146 sujeitos – todos docentes do Ensino Fundamental, da Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT – o livro trata sobre como os professores percebem sua identidade profissional e sua representação no cotidiano e nos meios de comunicação – aqui encarnados na Revista Nova Escola, da Editora Abril.

Leia também:  Quase mil são presos em flagrante no período de cinco meses

Neste contexto, a obra ainda apresenta discussões sobre a influência da mídia no contexto de percepção e representação em nossa sociedade, formação de professores, o papel da ideologia em conteúdos jornalísticos segmentados e como tudo isso afeta o senso comum. Trata-se de uma pesquisa que percorre e ata os nós entre os campos da Educação, Teorias da Comunicação e Psicologia, tendo a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (1928-2014) como referencial primordial.

Sobre os autores

Imagem: ProfessorRafael R. L. Marques é Jornalista e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É Professor do curso de Jornalismo da UNEMAT, onde ministra as disciplinas de Teorias da Comunicação I, II e Legislação e Ética em Jornalismo. Coordena o grupo Estudos em Pesquisa e Extensão do Observatório da Ética Jornalística em Mato Grosso (ObJOR-MT) e é membro do Conselho Editorial da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade (CCS).

Leia também:  Escolas de Rondonópolis recebem melhorias em climatização

 

Imagem: aluno

Carlo Ralph De Musis, coautor da obra, é Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Agricultura Tropical e engenheiro civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É Diretor e Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá (UNIC), do Grupo KROTON. Atua também como perito criminal na área de Engenharia Legal da POLITEC/MT. Atualmente orienta mestrado e doutorado nos Programas Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso e em Ciências Ambientais da UNIC.

Onde encontrar a obra

 O livro encontra-se à venda no formato impresso ou digital no o site da Editora Appris (http://www.editoraappris.com.br/) e na loja virtual da Amazon (https://www.amazon.com.br).

Leia também:  Primavera do Leste | Prefeitura abre edital com 89 vagas para estagiários

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.