Agora MT Variedades Música e Cultura Retrospectiva musical traz ícones que marcaram 2016
ULTIMAS DO BIS

Retrospectiva musical traz ícones que marcaram 2016

O que rolou mês a mês na música brasileira e mundial

Redação com G1
VIA

Foi um ano de perdas. De David Bowie a Leonard Cohen, o cenário musical viu diversos ícones partirem, no mundo e no Brasil, onde nomes como Cauby Peixoto nos deixaram. Mas também foi um ano de renovação, grandes festivais e da consagração de Bob Dylan.

David Bowie (Foto: Divulgação)David Bowie (Foto: Divulgação)

Confira alguns eventos que marcaram 2016:

JANEIRO

Morre David Bowie

Vítima de câncer, o cantor morreu aos 69 anos dois dias após lançar seu último disco, o soturno “Blackstar”, considerado um dos melhores álbuns do ano.

Morre Glenn Frey, guitarrista do Eagles

O músico, que tinha 67 anos, foi coautor dos hits “Hotel California” e “Desperado”, ao lado de Don Henley.

FEVEREIRO

The 19755 lança do “I like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it”

O álbum da banda inglesa de Manchester, uma das atrações do Lollapalooza 2017, tem 17 músicas ecléticas e ambiciosas.

MARÇO

Lollapalooza, em São Paulo

Entre 12 e 13, o festival trouxe atrações de peso, como Eminem, Alabama Shakes, Florence + The Machine e Mumford & Sons.

Lollapaolooza 2017: ingressos à venda (Foto: Divulgação)Lollapaolooza (Foto: Divulgação)

Rolling Stones em Havana

O quarteto britânico se apresentou pela primeira vez em Cuba, num show gratuito para cerca de 500 mil pessoas. A noite foi registrada em vídeo no filme “Havana Moon – The Rolling Stones Live in Cuba”.

Morre George Martin, o “quinto beatle”

Produtor de todos os álbuns de estúdio da banda, Martin morreu aos 90 anos em Londres. Produziu mais de 700 álbuns ao longo de cinco décadas e ficou conhecido por experimentações técnicas.

Morre Naná Vasconcelos

O percussionista e maestro brasileiro com o maior número de prêmios Grammy (oito), morreu aos 71 anos, no Recife. Naná também foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana de jazz “Down Beat”, publicada desde 1934.

Morre Keith Emerson

Fundador do lendário grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, o tecladista Keith Emerson foi encontrado morto com um tiro na cabeça, aos 71 anos, em Los Angeles.

ABRIL

Guns N´ Roses retorna com Slash e Duff

O guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan fizeram o primeiro show com Axl Rose desde 1993, em apresentação surpresa em Los Angeles. Eles anunciaram uma turnê mundial, “Not in This Lifetime”, que passou pelo Brasil.

Deftones lança álbum “Gore”

Oitavo álbum da banda de new metal californiana, mescla violência e melodias suaves.

Morre o cantor e compositor country Merle Haggard

Lenda do estilo e um dos criadores do chamado “Bakersfield sound”, que revolucionou o country nos anos 50, Haggard é um dos artistas que mais chegou ao número 1 da parada country americana de singles: 38 vezes.

Prince (Foto: Divulgação)Prince (Foto: Divulgação)

Morre Prince

Um dos grandes nomes da música pop, o cantor, compositor, produtor e guitarrista teve seu grande momento na carreira com “Purple Rain” (1984), considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas. Ganhou sete Grammy, um Globo de Ouro e um Oscar. Morreu aos 57 anos.

MAIO

Lançamento do “Teens of Denial”, Car Seat Headrest

A banda do vocalista, guitarrista, compositor e jovem – muito jovem – Will Toledo arrasou com o segundo álbum, que cumpriu este ano a promessa de virar um ícone nome do rock alternativo americano.

Morre o cantor soul Billy Paul

Autor de grandes sucessos, como “Me and Mrs. Jones” e a cover de Elton John “Your Song”, ambas lançadas em 1972 no álbum “360 Degrees of Billy Paul”, seu disco mais vendido.

Morre Cauby Peixoto

O crooner da boemia brasileira viveu 85 anos.

JUNHO

Morre o guitarrista norte-irlandês Henry McCullough

McCullough, que tocou com Paul McCartney, no Wings, e com Joe Cocker, tinha 72 anos. É dele os solos de hits como “My Love”, do disco “Red Rose Speedway”, de 1973, e “Live and Let Die”, canções obrigatórias do setlists de McCartney.

Morre o tecladista Bernie Worrell

Cofundador do grupo Parliament-Funkadelic e colaborador da banda Talking Heads, era um dos mais celebrados instrumentistas da black music. Foi um dos primeiros músicos a usar sintetizadores. Ele tinha 72 anos.

Radiohead lança “A moon shaped pool”

A banda inglesa já teve discos melhores – um garotinho de 8 anos deu nota 7 ao álbum num postagem feita por sua mãe no Twitter que correu o mundo. É o nono disco do grupo.

JULHO

Blink-182 lança “Califórnia”

É o primeiro álbum de inéditas do grupo de punk-pop que marcou a estreia do vocalista e guitarrista Matt Skiba e chegou ao primeiro lugar das paradas americanas.

Steven Tyler (Foto: Divulgação)Steven Tyler (Foto: Divulgação)

Steven Tyler lança primeiro disco solo

O debut do vocalista do Aerosmith, “We’re All Somebody from Somewhere” tem pegada country, mas não empolgou a crítica.

AGOSTO

Morre o gaitista Toots Thielemans

Uma lenda do jazz, o belga morreu aos 94 anos. Ao longo da carreira, o mestre da harmônica participou de gravações com artistas do calibre de Benny Goodman, George Shearing, Oscar Peterson, Bill Evans, Dizzy Gillespie, Pat Metheny e Elis Regina.

Dinosaur Jr. lança “Give a Glimpse of What Yer Not”

O novo disco da banda de J. Mascis – o primeiro trabalho depois de mais de três anos – ganhou boas resenhas.

SETEMBRO

Jack White lança compilação acústica

Principal nome do rock alternativo na década, o produtor e guitarrista lançou uma coletânea de gravações acústicas, que inclui canções dos White Stripes apenas com voz e violão.

O retorno do Teenage Fanclub

A banda lançou o primeiro disco em seis anos, “Here”, após o aclamado “Shadows”, de 2010.

Devendra Banhart lança “Ape in Pink Marble”

O nono disco do músico texano chegou às lojas.

Paul e Ringo posam com o letreiro do documentário sobre os Beatles (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)Paul e Ringo posam com o letreiro do documentário sobre os Beatles (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)

Documentário sobre os Beatles chega aos cinemas

Em “The Beatles: Eight Days a Week”, o diretor Ron Howard mostra imagens inéditas do pico da beatlemania, quando o quarteto de Liverpool ainda fazia shows.

Bob Weir volta à carreira solo

Após uma parada de mais de 30 anos, o companheiro de Jerry Garcia no Grateful Dead lançou seu novo disco, “Blue Mountain”.

OUTUBRO

Kings of Leon lança “Walls”

Os caipiras do rock alternativo voltaram às paradas com um dos melhores discos da carreira.

Alicia Keys lança “Here”

A multitalentosa estrela pop chegou às lojas com seu sexto disco.

Morre Pete Burns, da banda Dead or Alive

O cantor britânico, vocalista da banda Dead or Alive e ativista da liberdade de gênero, morreu em Londres aos 57 anos após um ataque cardíaco.

Morre o compositor Rod Temperton

Autor dos hits de Michael Jackson “Rock With You”, “Thriller” e “Off The Wall”, Temperton tinha 66 anos.

Primeira edição do festival Desert Tip

O evento reuniu os maiores nomes da música mundial com ninguém menos que Rolling Stones, Bob Dylan, Paul McCartney, Neil Young, Roger Waters e The Who, em Indio, na Califórnia.

Bob Dylan anuncia que não vai à cerimônia do Prêmio Nobel (Foto: Associated Press)Bob Dylan anuncia que não vai à cerimônia do Prêmio Nobel (Foto: Associated Press)

Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura

A academia sueca reconheceu o valor dos versos do bardo norte-americano. Foi o primeiro músico a receber a distinção.

Chuck Berry completa 90 anos

Sinônimo rock and roll, Chuck Berry chegou aos 90 anos em 18 de outubro e anunciou que vai lançar um novo disco em 2017.

NOVEMBRO

Guns N´ Roses no Brasil

A turnê “Not in This Lifetime” passou por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

BIS exibe documentário Leonard Cohen (Foto: Associated Press)

Morre Leonard Cohen

Autor de “Hallelujah” e “Dance Me to the End of Love”, o músico morreu aos 82 anos após lançar o álbum “You Want it Darker”, no qual fez reflexões sobre a morte com arranjos minimalistas e vozeirão grave.

Morre o pianista Leon Russell

Um dos músicos de estúdio mais requisitados da história, Russell também foi autor de sucessos como “A Song for You”, eternizada na voz de Donny Hathaway. Russell tocou com artistas do porte de John Lennon, Bob Dylan, Ringo Starr, Joe Cocker e George Harrison.

Morre Sharon Jones

A rainha do soul e do funk da última década esteve no Brasil em 2015 para lançar o álbum “Give the People What They Want”. Ela sofria de câncer de pâncreas.

Black Sabbath se despede do Brasil

Com quatro shows no Brasil, a turnê “The End” marca o adeus dos deuses do metal dos palcos. Os últimos shows da banda devem ocorrer em fevereiro de 2017.

DEZEMBRO

Morre Greg Lake, da banda Emerson, Lake & Palmer

Lake morreu aos 69 anos e nove meses após a morte do seu parceiro de banda Keith Emerson. Junto com Carl Palmer, eles formaram uma das maiores bandas de rock progressivo dos anos 1970.

Rolling Stones liberam mais uma faixa do novo disco, que sai em dezembro (Foto: Divulgação)Rolling Stones liberam mais uma faixa do novo disco, que sai em dezembro (Foto: Divulgação)

Rolling Stones lança “Blue & Lonesome”

“Cinco décadas para fazer e apenas três dias para gravar” foi a frase de divulgação escolhida pelo quarteto para definir seu mais recente álbum – que também é o mais antigo. O quarteto sempre quis gravar um autêntico disco de blues e esperou meio século para concretizar o sonho.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas