Semana de Natal costuma ser uma festa. A família está reunida, chegam os parentes, os amigos, a casa fica cheia. Uma dica é aproveitar esses dias de folga e visitar a casa do Papai Noel e os presépios montados em Cuiabá. Pelo menos três dessas opções são gratuitas e vão agradar a toda a família.

Há 25 anos que Airton Reis monta o presépio. Além das tradicionais imagens de Maria, José e o menino Jesus, vemos aqui peças que representam o peixe, um dos maiores símbolos da fé cristã. “Ao fazer o primeiro, há exatos 25 anos atrás, fizemos a promessa de montá-lo, consecutivamente todos esses anos, e que ele seria itinerante”, disse Airton.

Este vai ser o último ano do presépio, pois antes de organizar a primeira vez a promessa era de 25 anos. “Vamos passar esse menino Jesus para doação, para outras pessoas, outras instituições. Se não perpetue, mas que, pelo menos, guarde e registre a memória daquele que veio há dois mil anos para nos dar apenas a luz.

Até o Dia de Reis, em janeiro, o público poderá visitar o presépio que fica na casa do artista, na rua Kingston, número 1, no bairro Jardim das Américas.

Para quem curte cores e luzes, a dica é a decoração de uma casa que fica no bairro Santa Rosa. A ideia teve início durante concursos de decoração natalina e, com o tempo, virou tradição. Quando chega o final do ano, o dono da residência, Baltazar Ultich, assume o posto de Papai Noel.

Leia também:  Casos de chikungunya têm alta e quase dobram no 1º semestre em MT
Imagem: Presépio
Um dos presépios que podem ser visitados gratuitamente em Cuiabá (Foto: Reprodução)

Este é o 22º ano que Baltazar transforma a casa dele na Casa do Papai Noel. Até o dia 24 de dezembro ele estará recebendo os visitantes, que ficam encantados com a beleza da decoração. “É uma troca das crianças comigo, idosos comigo. Essa energia positiva vai e volta no mesmo sentido”, disse. A montagem da decoração durou quase 10 dias

Uma outra opção para quem gosta de decoração natalina é um presépio que tem seis metros de largura e três de altura. Os bonecos feitos de gesso e isopor contam a história do nascimento de Jesus. Foram dois meses de montagem. A Casa do Papai Noel fica na Rua Rússia, nº 282, bairro Santa Rosa.

Leia também:  Alto Taquari | Controlador Interno é afastado de cargo e pode ser condenado por improbidade administrativa

A montagem do presépio é uma tradição dos Arautos do Evangelho, uma associação católica que tem a missão de auxiliar na evangelização por meio da arte. “Nós mesmos, entre os arautos, ajudados por padre, pelos rapazes, pelos meninos, cada um com a sua parte, fazemos esses presépios singulares, que têm som, luz, movimento”, disse o padre Maurício Sucena.

Cada apresentação leva em media 20 minutos, e é uma viagem ao universo do personagem principal dessa época do ano: o menino Jesus. O presépio dos Arautos do Evangelho fica na rua Nigéria, número 50, no bairro Santa Rosa.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.