Imagem: Turquia e Rússia entram em paz para sessar fogo contra síria
Foto: AFP

A Turquia e a Rússia fizeram um acordo de cessar-fogo por toda a Síria que deverá entrar em vigor à meia-noite, segundo afirmou a agência turca Anadolu nesta quarta-feira (28).
O plano visa estender o cessar-fogo, já instaurado em Aleppo, por todo o país, mas exclui os “grupos terroristas”, disse a agência.

Se for bem sucedido, servirá como base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição que Moscou e Ancara querem organizar em Astana, capital do Cazaquistão.
A agência não informa onde e como o plano foi negociado, mas nas últimas semanas aconteceram reuniões entre Turquia, Rússia e representantes da oposição síria em Ancara.

Desde o início da guerra na Síria, Rússia e Turquia manifestavam posições contrárias. Enquanto Moscou apoiava de modo veemente o regime de Bashar al-Assad, Ancara respaldava a oposição e pedia a saída do poder do presidente sírio.

Leia também:  Farmacêutico é acusado por 76 mortes com medicamento indevido

Mas nos últimos meses, depois de superar a crise provocada pela derrubada de um caça russo pela Turquia na fronteira sírio-turca, os dois países iniciaram uma cooperação estreita na Síria.
A Turquia permaneceu em silêncio durante a ofensiva das tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, contra o reduto rebelde no leste de Aleppo, que permitiu ao regime conquistar a totalidade da segunda maior cidade do país.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.