Imagem: Rondonópolis tempo chuvoso
O primeiro dia do verão foi de chuva em Rondonópolis – Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

O verão começou hoje (21) e segue até o dia 20 de março de 2017. A previsão para este final de ano e início de 2017 é que as temperaturas sejam mais amenas e que a população sofra menos com o calor em relação a mesma estação do ano passado que foi afetada pelo fenômeno El Niño.

De acordo com os sites especializados em climatologia, o ano passado foi registrado um dos fenômenos El Niño mais fortes da história e isso provocou o aumento nas temperaturas e de chuvas fortes em algumas regiões. Este ano na região Centro-Oeste, a temperatura deve ficar dentro da média histórica.

Já em relação as chuvas no Centro-Oeste, diferente de outras regiões ainda não foi possível ter uma estimativa se a quantidade de chuva será maior ou menor em relação à média.

Leia também:  Germano Rigotto fala sobre os desafios para retomada do crescimento

O dia do início da estação é chamado de solstício de verão, que é quando o máximo de radiação solar chega à região e ocorre o dia mais longo do ano. A data é conhecida como solstício de verão para quem está abaixo da Linha do Equador e solstício de inverno para quem vive no Hemisfério Norte, quando a partir deste dia será inverno.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.