Agora MT Variedades Moda e Beleza Água pode ser o segredo contra a celulite
MODA E BELEZA

Água pode ser o segredo contra a celulite

Da Redação com Vogue
VIA

A celulite pode se um dos terrores das mulheres durante o verão. Os temidos furinhos na pele afetam de 85% a 98% das mulheres após a puberdade. Essa alteração – causada pela inflamação e acúmulo de água no tecido adiposo – pode ser sinônimo de pesadelo na hora de colocar o biquíni ou até usar uma roupa mais justa.

“Frequentemente ouço das minhas pacientes: ‘estou cheia de celulites’. O que a maioria não sabe é que, na verdade, pode não ser celulite, mas sim uma retenção hídrica que também causa irregularidades na pele”, resume a nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria.

Existem quatro graus de celulite. No grau 1, as alterações não são muito visíveis e, na maioria das vezes, só é possível vê-las quando uma pressão é feita com os dedos em forma de pinça.

No grau 2, já estão visíveis sem precisar fazer qualquer tipo de pressão na pele.

A situação no grau 3 já é considerada mais grave e o local da celulite pode se tornar doloroso.

O grau 4 é o mais grave, pois existe a formação de nódulos de fibrose e que se tornam muito doloridos e deixam alguns pontos da região afetada enrijecidos.
Mas será que o que você denomina celulite é celulite mesmo? Será que toda ondulação ou volume na pele é considerada celulite? Gabriela explica que, para que ela seja caracterizada, é preciso conter tecido adiposo, água e inflamação. “Algumas dessas mulheres que se queixam sobre celulite, mas sequer possuem acúmulo de gordura suficiente para caracterizar esse quadro”, exemplifica a nutricionista.

Entra então um ponto chave: quanto de água você bebe? Quantas vezes vai ao banheiro? Qual a coloração da sua urina? “As respostas frequentemente são similares: ‘Menos do que eu deveria'”, acrescenta a expert.

Mas o que isso tem a ver com a celulite? Tudo! A retenção hídrica também causa irregularidades na pele e se o balanço hídrico, ou seja, a quantidade de água do corpo, não estiver correto, pode facilmente existir um equivoco quanto a causa das “celulites”.

Em poucos dias, quando o balanço hídrico é normalizado, muitas dessas “celulites fakes” desaparecem. “Caso realmente se tratasse do que se pensava, elas seriam derivadas do tecido adiposo inflamado e, de modo algum, seriam eliminadas em uma semana”, reafirma a nutricionista.
Experimente consumir a quantidade de água necessária, 40 ml de água para cada quilo de peso, e evite alimentos que causem retenção, como sal, açúcar, embutidos, fast-foods, derivados de farinha branca, refrigerantes e alimentos industrializados e ricos em sódio.

Para evitar o sal você pode substituí-lo por sal de ervas, que é fácil e simples de preparar em casa (receita abaixo). Além de conter ervas que promovem a eliminação do excesso de líquidos, ele ressalta o sabor dos alimentos, fazendo com que menos quantidade do sal seja necessária no preparo.

O consumo de alimentos diuréticos, como: salsão, chá de hibisco e chá de cavalinha, também é bem-vindo! Mesmo se o motivo das suas irregularidades não for somente retenção, combatê-la também é importante para reduzir o acúmulo de água no tecido adiposo e, consequentemente, reduzir o grau da sua celulite. Talvez o seu problema seja mais fácil de resolver do que você pensa!

Sal de ervas:
Ingredientes:
2 xícaras de sal marinho, sal do Himalaia ou sal grosso
1 xícara de manjericão fresco
1 xícara de alecrim ou salsinha frescos
1 xícara de cebolinha fresca

Modo de fazer:
Bata o manjericão, a cebolinha e o alecrim lavados e secos no multiprocessador/ liquidificador. Acrescente o sal aos poucos e bata bastante. Coloque em uma vasilha de vidro com tampa e armazene na geladeira por até quatro meses.

Chá de Hibisco:

Ferva 200ml de água.
Tire do fogo e acrescente 01 colher de chá de hibisco.
Tampe e reserve por 5 minutos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas