Imagem: dsc 1968 (1)
Caminhão fazendo coleta de lixo em Alto Araguaia (Foto Arquivo)

Nesta segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia deu início a mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti no município. A ação vai até o dia 20 de janeiro e tem como objetivo orientar a população sobre como evitar o foco do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e a febre Chikungunya e fazer a limpeza de terrenos e quintais.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica do Município, Gianny Obando, é fundamental que as pessoas conheçam a causa e façam um trabalho conjunto com o poder público. “Nós temos que combater o início do ciclo do mosquito. Se não eliminarmos o foco, o risco da doença é grande”, pontua.

Durante esta semana, equipes em parceria com o Rotary Club, Rotaract, Maçonaria, Ordem Demolay, estarão nos bairros da cidade orientando a população e mapeando possíveis criadouros. No mesmo período, as pessoas poderão fazer a limpeza dos quintais e terrenos e a partir do dia 16 (segunda-feira), a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, irá recolher todo o lixo que possa acumular água, como garrafas, potes, pneus e brinquedos.

Leia também:  Incêndio em Chapada dos Guimarães fecha dois pontos turísticos
Imagem: dsc 2005
Servidores fazendo a coleta de lixo em Alto Araguaia (Foto Reprodução)

A ação da Prefeitura visa conscientizar a população, sobre melhor maneira de evitar a doença e o descarte correto de objetos, a limpeza periódica de calhas, tratamento adequado em piscinas entre outras medidas que evitem a proliferação de larvas.

 

Sintomas

As manifestações da dengue podem causar dor no corpo, febre, dor de cabeça, dor abdominal intensa, sangramento ou tonteira. As pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima ou o hospital municipal.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.