Imagem: SUCOS
Foto: Reprodução

Sucos industrializados estão longe de fazerem bem a nossa saúde, primeiramente pelos componentes acrescidos na sua composição, quando avaliamos os rótulos desses produtos na lista de ingredientes vamos encontrar açúcar muitas vezes em grande proporção pois, está em primeiro lugar, depois conservantes e por último frutas e que ainda algumas marcas colocam só sabor artificial da fruta do suco de sua escolha e preferência.

Segundo a Nutricionista Patrícia Ceolin Grassi, não tem como compararmos o valor nutricional dos sucos industrializados com suco da própria fruta.

“A hidratação é muito importante para todos nós, independentemente da idade, sexo e biótipo físico. Além de eliminarmos líquidos e sais minerais através do suor, o consumo de líquidos ao longo do dia beneficia a nossa saúde, funcionamento dos rins, eliminação de toxinas, controle da pressão arterial e temperatura corporal.”

Leia também:  Primeiro autoteste rápido para HIV do Brasil chega às farmácias

Os órgãos de saúde e os guias alimentares recomendam o consumo de 5 porções diariamente de frutas, vegetais e legumes para gozarmos de boa saúde extraída desses alimentos que são ricos em vitaminas e minerais. Sendo assim recomenda-se o consumo de no mínimo 1 copo de suco diariamente.

Segundo Ceolin você pode usar água de coco ao bater seu suco de preferência, pois além de refrescante e deliciosa, a água de coco é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C.

Você pode acrescentar hortelã em alguns sucos.  Além de ser uma excelente fonte de proteína e fibra dietética, a hortelã também é rica em vitamina B, vitamina C, vitamina D e diversos minerais, como sódio, ferro, magnésio e potássio.

Leia também:  Câncer: hábitos que contribuem até para o sucesso do tratamento

O gengibre, além de ser refrescante combate mal-estar estomacal, previne gripes e resfriados, trata a enjoo matinal, reduz a dor da artrite, reduz cólica menstrual, trata enxaquecas, suprime tosse…

Segue ai uma lista de Frutas ricas em vitaminas:

Abacaxi – Tem o poder de retirar as células mortas da pele, rejuvenescendo-a e por conseqüência é excelente nos processos de cicatrização.

Laranja – É refrescante, diurético e depurativo do sangue. Auxilia no tratamento de anemia, febre, gripe, intestino preso, problemas digestivos e tensão nervosa.

Limão – Ajuda a tratar de problemas estomacais, aftas, feridas, tosses, unhas fracas, ácido úrico, pneumonia, enxaqueca, amigdalite, acne, enjôo, hipertensão arterial, estomatite, faringite e úlceras em geral.

Maça – É ótimo para a eliminação de toxinas no sangue, pele cansada e desidratada, problemas digestivos, proteção da mucosa, retenção de líquidos, reumatismo e tensão nervosa.

Leia também:  Proteína de origem vegetal pode evitar a menopausa antes da hora

Melância – É conhecido pelo seu poder diurético e refrescante, além de ser rico em Licopeno, que reduz risco de câncer.

Uva – Ele é também fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso.

Morango – Tem ação alcalinizante, mineralizante e emoliente. Ajuda a tratar de: anemia, desnutrição, diabetes, diarréia, reumatismo e cálculos nos rins.

Mamão – é bom para a digestão, evita infecções intestinais ocasionadas por parasitas, por conter substâncias antibactericidas.

Manga – contém propriedades antioxidantes, devido o grande teor de betacaroteno.

Maracujá – estimula a digestão, é usado como calmante.

Acerola – combate gripes e a fadiga.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.