Imagem: UNEMAT
Foto: Deivid Fontes

Depois de 15 anos de funcionamento, o curso de Agronomia do câmpus da Unemat em Cáceres agora tem uma área própria para realização de experimentos e pesquisas. A área de 15 hectares, às margens da rodovia BR 070, foi doada pela Empresa Matogrossense de Extensão Rural (Empaer). A oficialização da doação da área foi feita nesta sexta-feira (13), em Cáceres.

O presidente da Empaer, Layr Mota, juntamente com os dirigentes da empresa em Cáceres, mostraram a área à reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, diretores do Câmpus de Cáceres, professor Antônio Malheiros e Reinaldo Norberto, pró-reitores e professores, acadêmicos de Agronomia e também do Diretório Central de Estudantes. O deputado estadual Leonardo Albuquerque e vereadores de Cáceres também estiveram presentes na solenidade de visita à área e ao Centro de Pesquisas da Empaer.

Leia também:  Após mandar 'nudes' durante o trabalho, chefe de cozinha é demitido em MT

A doação atenderá não somente ao curso de Agronomia, mas outros cursos e programas de pós-graduação para experimentos e pesquisas. A Empaer reafirmou o compromisso de parceria com a Unemat, possibilitando que além dos 15 hectares doados, outras áreas da entidade poderão ser utilizados pelos pesquisadores da universidade.

A reitora Ana Di Renzo, ressaltou a importância dessa parceria com a Empaer, não apenas pela doação da área, que na ponta beneficia o cidadão de Mato Grosso e o pequeno produtor que poderá se beneficiar das pesquisas que serão desenvolvidas na área, e também ao acesso a profissionais cada vez mais preparados para atuar no mercado de trabalho. O professor Anderson Amaral, pró-reitor de Assuntos Estudantis e docente do curso de Agronomia, lembrou que esse é um momento histórico, desejado há 15 anos, desde que o curso de Agronomia foi criado.

Leia também:  Com mandado de prisão em aberto, homem é preso dentro de abrigo

O presidente da Empaer, Layr Motta, ressaltou que essa parceria com a Unemat vai resultar em mais desenvolvimento para toda a região Oeste. Segundo ele, hoje está sendo repassada a área para a Unemat, mas a universidade poderá utilizar de toda a estrutura disponível no Centro de Pesquisa de Cáceres.

O deputado Leonardo Albuquerque também ressaltou a importância da parceria entre a Unemat e a Empaer a fim de beneficiar o pequeno produtor e a agricultura famiiar. “Muitos trabalharam para que esse momento se concretizasse, mas graças a Deus, hoje temos a oportunidade de viver esse momento, que é um sonho antigo”.

O acadêmico de Agronomia e dirigente estudantil, Dario Diego Senn, frisou que esse é um momento muito feliz para o curso, para os estudantes e também para os egressos que podem ver uma luta antiga sendo concretizada. “São 330 acadêmicos matriculados no curso de Agronomia que agora terão maiores condições de desenvolver a teoria recebida no curso”, diz.

Leia também:  Criminosos fogem após explodirem dois caixas eletrônicos de banco em Arenápolis

O diretor político-administrativo e pedagógico do câmpus de Cáceres, professor Antônio Malheiros, agradeceu o empenho da reitoria para que essa doação se concretizasse e destacou a alegria de poder viver esse momento.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.