Imagem: LibertadoresA Conmebol divulgou na noite de quinta-feira o regulamento da Taça Libertadores de 2017, que começa nesta segunda (23). Nesta edição da competição sul-americana, os confrontos das oitavas de final serão definidos em sorteio – antes, o primeiro na classificação geral enfrentava o 16º. Além disso, não há limitação para estrangeiros em cada equipe.

Outra novidade no regulamento é o fato de times do mesmo país poderem se enfrentar na final, caso o cruzamento não os coloque na mesma semifinal. Até o ano passado, caso estivessem em lados opostos na semi, as equipes eram obrigadas a se enfrentar. Só era possível uma decisão entre brasileiros, por exemplo, se três chegassem à fase anterior.

Leia também:  MT fatura ouro e prata na luta olímpica dos Jogos Escolares

Critérios de desempate
O ranking da Conmebol, agora, é o último critério de desempate na fase de grupos – antes, havia a possibilidade de sorteio caso todos os critérios estivessem empatados. O gol fora de casa segue valendo “dois” em caso de empate até a semifinal. Na decisão, em caso de igualdade após os 180 minutos, haverá prorrogação e pênaltis, caso ela persista.

Número de inscritos

Os times terão de inscrever 25 jogadores para as fases iniciais da Libertadores. Quem passar para o mata-mata, pode colocar mais cinco nomes na lista, sem precisar substituir quem já estava, totalizando 30 inscritos. Até 48h antes da semifinal, os classificados podem substituir até três atletas. Não serão permitidas alterações antes da decisão – goleiros lesionados são as únicas exceções em todas as fases.

Leia também:  José Aldo terá a revanche pelo cinturão contra o atual campeão Max Holloway

Segurança
Por questões de segurança, seguem proibidos nos locais das partidas objetos pirotécnicos, como fogos de artifício, bombas de efeito sonoro e de fumaça e sinalizadores. O regulamento prevê “severas medidas disciplinares” caso torcida de algum clube descumpra as regras. Torcedores alcoolizados também não poderão entrar nos estádios.

Sul-Americana
Os quatro times que forem eliminados na terceira fase (antes da fase de grupos) e tiverem a melhor performance até então, vão se classificar automaticamente para a segunda fase da Sul-Americana de 2017. Os terceiros colocados em cada chave também vão para a competição.

Os brasileiros
Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Chapecoense e Grêmio são os representantes brasileiros na Libertadores.

Leia também:  Avengers e Ki-Modelo disputam final de basquete nesta sexta
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.