Agora MT Mundo Ex-senador Dan Coats é indicado por Trump para comandar a inteligência...
MUNDO

Ex-senador Dan Coats é indicado por Trump para comandar a inteligência americana

Da redação com G1
VIA

Imagem: trump escolhe ex senador para co0mandar a intelligencia americana
Reprodução

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou que irá designar Dan Coats, ex-senador por Indiana, para o cargo de diretor nacional de inteligência. Curiosamente, Coats é um crítico da Rússia. Sua indicação se segue a comentários do presidente eleito condenando informes da Inteligência que apontam para a participação de Moscou no hackeamento do Partido Democrata durante as eleições.

Em comunicado, Trump afirmou que Coats, que foi membro do Comitê de Inteligência do Senado, vai liderar a “vigilância incessante contra aqueles que querem nos provocar mal”.

“Dan demonstrou claramente um profundo conhecimento do tema e bom senso necessários para dirigir nossa comunidade de inteligência”, afirmou Trump em um comunicado. “Proporcionará uma liderança inquebrantável que toda a comunidade de inteligência pode respeitar, e encabeçará a incessante vigilância de meu governo contra aqueles que buscam nos causar danos”, acrescentou.

Além da indicação presidencial, o posto requer aprovação do Senado. O cargo foi criado após os ataques de 11 de setembro, para melhorar a coordenação entre os serviços de espionagem e de aplicação da lei.

O anúncio foi feito neste sábado, um dia depois da divulgação de um relatório do governo sobre os esforços realizados pelos russos para influenciar a eleição presidencial americana. Trump pretende melhorar as relações com a Rússia e tem condenado reiteradamente a conclusão dos serviços de inteligência de que o Kremlin interferiu no processo eleitoral.

A designação de Dan Coats, 73 anos e senador republicano por Indiana em final de mandato, deve tranquilizar os que suspeitam da indulgência de Trump em relação à Rússia de Vladimir Putin.

Coats é um dos seis senadores americanos que Moscou proibiu ingressar na Rússia, em 2014, em resposta às sanções americanas pela invasão russa da Crimeia.

O diretor de Inteligência, cargo criado após os atentados de 11 de setembro de 2001, coordena a atividade das 17 agências de inteligência dos Estados Unidos, incluindo CIA, FBI e NSA.

Dan Coats foi embaixador na Alemanha entre 2001 e 2005, sob a administração de George W. Bush, e atuou como membro da comissão de Inteligência do Senado durante seu último mandato.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas