Governador Pedro Taques – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O governador Pedro Taques recebeu aval da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) implante um projeto de “Fortalecimento Institucional e Geração de Capacidade” em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS, do inglês United Nations Office for Project Services).

O projeto passou por análise técnica da ABC, que avalizou a iniciativa como positiva. “A proposta do projeto tem por objetivo adotar na Sinfra metodologias de gestão de planos logísticas de transporte, de obras, de contratos de concessão e demais procedimentos, além de estabelecer padrões técnicos importantes para o aprimoramento da instituição”, pontuou o secretário Marcelo Duarte.

Leia também:  Policiais passam por capacitação para aprimorar técnicas de atuação na região de fronteira

Ainda segundo o secretário, a UNOPS poderá colaborar para reduzir o gargalo logístico que existe em Mato Grosso, um estado que é um grande produtor de grãos, mas que ainda possui 23.396 quilômetros de rodovia estaduais que se encontram sem pavimento. “Só 6.697 km de malha estadual é pavimentada. Precisamos corrigir esse atraso histórico com auxílio da UNOPS”, afirmou.

De acordo com informações disponibilizadas pela ONU, a UNOPS é um recurso central do Sistema das Nações Unidas que presta serviços de gerenciamento de projetos e serviços de compra, desde o gerenciamento de rodovias no Sudão do Sul à construção de abrigos no Haiti e à compra de computadores para a educação na Argentina.

Leia também:  Taques inaugura reconstrução de 53 km de estradas em Rondonópolis e Juscimeira

A missão da UNOPS é servir aos necessitados expandindo a capacidade da ONU, dos governos e outros parceiros na gestão de projetos, infraestrutura e aquisições de maneira eficiente e sustentável.

Os serviços da UNOPS ajudam seus parceiros a complementar suas próprias capacidades, aumentar a rapidez, diminuir riscos, impulsionar o custo-benefício e melhorar a qualidade. Os principais serviços da UNOPS incluem gestão sustentável de projetos, infraestrutura sustentável e aquisições sustentáveis.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.