Agora MT Mundo Obama fará seu último discurso como presidente dos EUA nesta terça (10)
MUNDO

Obama fará seu último discurso como presidente dos EUA nesta terça (10)

Da redação com G1
VIA

Imagem: Obama
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (7) em Chicago (Foto: AP)

Nesta terça-feira (10) à noite, Barack Obama fará seu último discurso como presidente dos Estados Unidos. Conhecido por seu talento retórico e comparado a grandes oradores como Ronald Reagan e John Kennedy, Obama fez, ao longo de seus oito anos de mandato, discursos memoráveis.
Veja trechos de oito deles que se tornaram famosos – e um de sua mulher, Michelle, também elogiada pela capacidade de oratória.

Eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama abriu seu discurso inaugural se dizendo gratificado e humilde pela confiança dos cidadãos do país. Ele agradeceu pelo serviço de Bush como seu antecessor e pela cooperação no processo de transição, abordou os desafios que iria enfrentar, pediu esperança e previu uma “nova era” para seu país e para o mundo. Leia trechos do discurso:

“Os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão encarados com facilidade ou num curto período de tempo. Mas saiba disso, América – eles serão encarados. Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança no lugar do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia. Neste dia, nós viemos proclamar um fim aos conflitos mesquinhos e falsas promessas, às recriminações e dogmas desgastados que por muito tempo estrangularam nossa política.”

“Nós sabemos que nossa herança multirracial é uma força, não uma fraqueza. Somos uma nação de cristãos e muçulmanos, judeus e hindus – e de pessoas que não possuem crenças. Nós somos moldados por todas as línguas e culturas, trazidas de todos os confins da terra; e porque já experimentamos o gosto amargo da Guerra Civil e da segregação e emergimos desse capítulo sombrio mais fortes e mais unidos, não podemos evitar acreditar que os velhos ódios um dia irão passar; que as linhas que dividem tribos em breve irão se dissolver; que, conforme o mundo fica menor, nossa humanidade em comum irá se revelar; e que a América deve desempenhar seu papel nos conduzir a essa nova era de paz.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas