Imagem: Obama
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (7) em Chicago (Foto: AP)

Nesta terça-feira (10) à noite, Barack Obama fará seu último discurso como presidente dos Estados Unidos. Conhecido por seu talento retórico e comparado a grandes oradores como Ronald Reagan e John Kennedy, Obama fez, ao longo de seus oito anos de mandato, discursos memoráveis.
Veja trechos de oito deles que se tornaram famosos – e um de sua mulher, Michelle, também elogiada pela capacidade de oratória.

Eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama abriu seu discurso inaugural se dizendo gratificado e humilde pela confiança dos cidadãos do país. Ele agradeceu pelo serviço de Bush como seu antecessor e pela cooperação no processo de transição, abordou os desafios que iria enfrentar, pediu esperança e previu uma “nova era” para seu país e para o mundo. Leia trechos do discurso:

Leia também:  Duas crianças ficam gravemente feridas ao serem baleadas dentro de creche por coleguinha

“Os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão encarados com facilidade ou num curto período de tempo. Mas saiba disso, América – eles serão encarados. Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança no lugar do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia. Neste dia, nós viemos proclamar um fim aos conflitos mesquinhos e falsas promessas, às recriminações e dogmas desgastados que por muito tempo estrangularam nossa política.”

“Nós sabemos que nossa herança multirracial é uma força, não uma fraqueza. Somos uma nação de cristãos e muçulmanos, judeus e hindus – e de pessoas que não possuem crenças. Nós somos moldados por todas as línguas e culturas, trazidas de todos os confins da terra; e porque já experimentamos o gosto amargo da Guerra Civil e da segregação e emergimos desse capítulo sombrio mais fortes e mais unidos, não podemos evitar acreditar que os velhos ódios um dia irão passar; que as linhas que dividem tribos em breve irão se dissolver; que, conforme o mundo fica menor, nossa humanidade em comum irá se revelar; e que a América deve desempenhar seu papel nos conduzir a essa nova era de paz.”

Leia também:  Ministra se demite de cargo após crise no governo de Portugal causado por incêndios
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.