Agora MT Destaques Operação Bairro Seguro prende 90 pessoas em Mato Grosso
DESTAQUES

Operação Bairro Seguro prende 90 pessoas em Mato Grosso

Da Redação com Ascom/PJC-MT
VIA

Polícia Militar
Foto: Divulgação

As polícias Civil e Militar prenderam 90 pessoas em cumprimento de mandados de prisão e flagrantes, durante a operação Bairro Seguro, deflagrada nesta sexta-feira (27.01) em todo Estado. Os dados são parciais e a ação integrada realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) continua até sábado (28.01).

Os policiais apreenderam ainda quatro celulares, oito veículos, 40 munições e mais R$ 10.700 reais em espécie.

Somente em Cuiabá, foram realizados 76 patrulhamentos, 1.848 pessoas abordadas, 19 blitze e 1.365 veículos abordados. Ainda na Capital, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) cumpriu nove mandados de prisão contra autores de roubos investigados em inquéritos policiais. Já a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) efetuou a prisão em flagrante de seis pessoas, envolvidas com a receptação de veículos roubados ou furtados e comércio de peças. Dez adolescentes também foram apreendidos.

Em Várzea Grande, 20 pessoas foram presas, sendo 16 em cumprimento de mandados de prisão relativos a crimes, roubos e o tráfico de drogas.

No interior do Estado foram registradas prisões de criminosos envolvidos em roubos, receptação, estupro de vulnerável e foragidos da Justiça, além da apreensão de veículos, dinheiro e drogas, como 30 quilos de cocaína apreendidos em uma ação integrada da Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar em uma região próxima ao garimpo Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste).

A droga foi encontrada com ajuda da cadela Sharon, da raça labrador, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. O animal é especializado na busca de pessoas perdidas em região de mata e também de cadáveres.

“A operação está acontecendo de forma simultânea em todo Mato Grosso. Tudo é realizado dentro do planejamento tático operacional da Secretaria de Segurança Pública para que possamos levar maior sensação de segurança à população”, disse o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Marcos Vieira da Cunha.

Os trabalhos tiveram início nas primeiras horas da manhã com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão pelas Polícias Civil e Militar nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).

Participam da operação a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as especializadas, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e Grupo de Operações Especiais (GOE).

“Estamos reforçando o policiamento ostensivo para combatermos os índices de criminalidade em todo estado”, disse o secretário adjunto.

Interior

Em Sinop, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além da apreensão de dois quilos de maconha, celulares e armas.

“Com a inclusão de novos policiais conseguimos dobrar o efetivo nas ruas da cidade, o que está contribuído para desenvolver o trabalho, não só ostensivo, mas também repressivo”, disse o comandante regional da Polícia Militar de Sinop (CR 3), tenente-coronel PM Valter Luis Razera.

Durante a operação em Sinop, os policiais encontraram 1,5 quilo de maconha misturada com esterco. A droga “batizada” foi localizada em uma residência no bairro Jardim Imperial, na cidade.

“É comum os traficantes misturarem o entorpecente com outros produtos. No caso da paste base de cocaína, normalmente misturarem ácido bórico e outras coisas. A maconha, como ela tem a cor verde, eles misturam outros produtos. O esterco prensado fica muito parecido com a droga”, disse o delegado regional, Sérgio Ribeiro Araújo, que estava na equipe que localizou a droga.

O delegado de Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, ressaltou o trabalho integrado entre a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil desenvolvido na cidade.

“Hoje as polícias civil e militar trocam conhecimento. Com isso conseguimos um resultado final mais efetivo que as forças de segurança buscam. Esta operação reforça o trabalho realizado aqui”, disse o delegado, ressaltando que desde o começo do ano mais de 20 armas já foram apreendidas e que desde a semana passada mais de cinco mandados de prisão foram cumpridos na cidade.

Outras atividades integradas continuam na cidade entre elas a fiscalização em bares e restaurantes feita pelo Corpo de Bombeiros. “Todos os bares serão fiscalizados pelos bombeiros que verificaram o alvará de funcionamento do estabelecimento garantindo a segurança dos clientes”, disse o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel BM Hector Pericles.

 

Relacionadas

Presidente do União Esporte Clube é internado na UTI após infarto

O Presidente do União Esporte Clube, Reydner Souza, foi internado na manhã desta segunda-feira (25), em Rondonópolis-MT, após sentir um mal-estar e fortes dores...

Polícia Militar prende dupla por roubo e apreende simulacros de arma de fogo

Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (25), suspeitos por roubo e direção perigosa, no bairro Jardim Cuiabá, na capital. Na ação, policiais...

Adolescente é detido por esfaquear colegas e incendiar escola

Um estudante de 17 anos foi apreendido após esfaquear três colegas e incendiar uma escola estadual em Salto da Divisa, a 877 km de...

Suspeito de esfaquear cunhada é preso em flagrante pela Polícia Militar

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante, na noite de domingo (24), suspeito por tentativa de homicídio contra uma mulher, no bairro...

Foragido da Comarca de Peixoto de Azevedo é preso pela Polícia Civil em Cuiabá

Homem procurado pela Comarca de Peixoto de Azevedo, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos...

Mauro Cid é preso após prestar depoimento sobre áudio criticando Moraes e Polícia Federal

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, foi preso nesta sexta-feira (22) após prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre...

DERF Rondonópolis | Operação mira alvos investigados por assassinato de sargento da PM

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, desencadeou nesta segunda-feira (25.03), a Operação Black...

Mato Grosso tem salto na geração de emprego em janeiro e lidera no Centro-Oeste

Mato Grosso é destaque no Centro-Oeste na geração de empregos. Com saldo de 17.253 novos postos de trabalho, o estado representa, sozinho, 43,1% do...

Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra grupo responsável por envio de drogas para o interior do estado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), deflagrou na manhã...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas