Imagem: banana verde
Foto: Ilustrativa

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente, presente na polpa da fruta.

O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas ao nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e por barrar a entrada de substâncias maléficas.

Segundo Patrícia Ceolin Grassi, mestre em Metabolismo e professora dos cursos de Nutrição e Medicina da Unic, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. “Ela ainda contribui para a saúde desse órgão, a banana verde exerce tantos outros efeitos benéficos ao organismo”. explica.

Considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, a banana verde auxilia na liberação gradativa da glicose no sangue, o que faz com que os níveis se mantenham controlados, reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

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Há diversos estudos que indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol. Isso se deve pela redução de sua produção pelo fígado e pelo aumento da eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

A banana verde é facilmente encontrada em mercados ou lojas de produtos naturais, tanto a fruta ou como uma massa ou em pó. É uma ótima opção e sugestão para incluirmos em pães, bolos, biscoitos, sucos e vitaminas.

Mas lembrem-se que não existe nenhum alimento “milagroso” ele deve ser aliado a uma alimentação equilibrada e prática de atividade física. Afirma Ceolin.

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“Tem muitos outros alimentos q fazem a mesma coisa, a dica é variar a alimentaçao, assim conseguimos todos nutrientes q precisamos”. afirma Ceolin que também é Nutricionista comportamental.

Benefícios da banana verde para a saúde

Prevenir o câncer do cólon – por causa da quantidade de fibras que tem

Combater a diabetes – o amido resistente e as fibras que evitam que o açúcar suba demasiado no sangue e pelas fibras e ajuda no controle hormonal

Ajudar a baixar o colesterol – Ele ajuda no controle do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL)

Combater as doenças cardiovasculares – melhora a circulação sanguínea;

Emagrecer – as fibras da banana verde ajudam a diminuir o apetite facilitando a perda de peso.

Benefícios da farinha de banana verde

Os benefícios da farinha de banana verde são principalmente ajudar a controlar a diabetes, porque tem fibras que atrasam a absorção dos açúcares, fazendo com que o açúcar não suba rapidamente no sangue. Além disso, as fibras da farinha também vão diminuir o apetite e facilitar o emagrecimento.

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Para ter os benefícios da farinha de banana verde pode tomar-se 2 colheres de sopa por dia de farinha de banana verde não esquecendo de beber muita água, cerca de 1,5 a 2 litros por dia pois sem a água pode ocorrer constipação. Saiba mais em: Farinha de banana verde.

Como usar banana verde

A banana verde pode ser utilizada em substituição da batata quando é cozida, mas também pode ser utilizada como sobremesa quando é adicionado açúcar ou canela.

Além disso, a banana verde também é utilizada frita como snack ou para acompanhar as refeições, mas ao ser frita é adicionada gordura e por isso a banana verde perde os seus benefícios, devendo ser comida no máximo uma vez por semana.

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