Carnaval data festiva, alegria, brincadeira, samba, danças e muita diversão, mas apesar disso não podemos esquecer de cuidar de nossas escolhas alimentares neste período.

A primeira dica é com relação a ingestão de água, principalmente nessa época de verão e cidades quentes por exemplo o cuidado tem que ser ainda maior, a perda de líquidos corporais é exacerbada, a elevação de temperatura corporal devido a movimentação nos bailes, avenidas e sambando.

Foto: Reprodução / InternetCapriche na ingestão de sucos de frutas, água de coco além de repor líquidos são ricos em sais minerais, nos quais perdemos com o suor.

Para aqueles que gostam e preferem uma bebida alcóolica como cerveja o ideal é intercalar com garrafas de água e muito cuidado com exageros!!!

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Para as pessoas que queiram uma refeição rápida para aproveitar ao máximo a sua festa, invistam em sanduíches naturais, frutas e em alimentos ricos em carboidratos para te dar energia ao longo dos dias de folia. Coma cereais, grãos e massas, mas dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia por mais tempo e saciedade.

Os foliões têm um gasto energético elevado, portanto é importante não deixar de repor essa energia. Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para o trabalho muscular além de ajudar a afastar a ressaca!!

Couve, brócolis, couve-flor e repolho também fazem esse papel.

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Segundo a Nutricionista Patrícia Ceolin a dica para quem vai viajar e ficar longe de casa, é tomar um café reforçado com pães de preferência integral, sucos, frutas, bolos caseiros, granolas, cereais matinais, queijo branco, leite. Almoço simples como macarronada e um jantar leve, lembrar de não ficar por muitas horas sem se alimentar.

Muito cuidado com frutos do mar, devido intoxicações alimentares, preste muita atenção nas condições higiênicas e de conservação dos alimentos vendidos na rua e na praia.

Imagem: Carne grelhada“Prefira alimentos grelhados, assados e ensopados. Evite frituras e alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles causam indisposição, sono e indigestão, estufamento e moleza, atrapalhando a sua festa. Outro cuidado é com os alimentos ricos em temperos industrializados. O alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial e muito cuidado com o sal de cozinha. ” Explica Nutricionista.

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Como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

Outra observação é com relação as roupas, prefira roupas confortáveis

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