Agora MT Mundo Jovem de 23 anos pode ser o 1º 'dreamer' a ser deportado...
MUNDO

Jovem de 23 anos pode ser o 1º ‘dreamer’ a ser deportado na era Trump

G1
VIA

Imagem: Daniel Ramírez Medina
Foto: Daniel Ramirez Medina/Public Counsel via AP

O imigrante mexicano ilegal Daniel Ramírez Medina, de 23 anos, que foi detido pelas autoridades migratórias dos EUA em Des Moines, no estado de Washington, pode ser o primeiro “dreamer” a ser deportado desde a chegada ao poder de Donald Trump.
O jovem imigrante ilegal de 23 anos estava amparado por um programa do ex-presidente Barack Obama para imigrantes que chegaram quando crianças ao país e que são conhecidos como “dreamers” (“sonhadores”).

O caso de Daniel Ramírez Medina é o primeiro conhecido nos EUA da detenção de um “dreamer”.

Os “dreamers” são os jovens que se beneficiaram do programa de alívio migratório Ação Diferida (Daca), aprovado em 2012 por Obama, e ao qual se acolheram cerca de 750 mil imigrantes ilegais que chegaram quando crianças ao país.

Trump prometeu durante a campanha que os “dreamers” seriam deportados com o resto de imigrantes ilegais que vivem no país (cerca de 11 milhões), mas há algumas semanas afirmou que “não deveriam se preocupar muito” porque tem “um grande coração”.
Ramírez Medina, de nacionalidade mexicana e que chegou aos Estados Unidos em 2001 quando tinha sete anos, foi detido na sexta-feira (10) em sua residência de Des Moines (estado de Washington), segundo denunciou sua defesa.

O jovem, que foi acolhido pelo programa Daca em 2014, carece de antecedentes e foi detido quando os agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) iriam deter seu pai por motivos não revelados.

De acordo com um comunicado do ICE, Ramírez Medina é um “risco para a segurança pública”, já que reconheceu fazer parte de “gangues”.

“O senhor Ramírez, que admitiu ser membro de uma gangue, foi achado em uma residência em Des Moines, Washington, durante uma operação que tinha como alvo um criminoso que já tinha sido deportado anteriormente”, apontou o ICE.

A defesa do jovem, no entanto, negou categoricamente que faça parte de alguma gangue e denunciou que os agentes o obrigaram a confessar isso, uma vez detido.

O ICE deteve na semana passada 680 imigrantes ilegais em várias operações em 12 estados.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas