ALIMENTAÇÃO

Laranjada x limonada

Da Redação com Saúde
VIA

Imagem: Laranja e Limão

Embora as bebidas sejam feitas com frutas da mesma família, há peculiaridades nutricionais para ficar de olho. O teor de carboidratos – que viram açúcar dentro do corpo – em uma laranja é bem maior, por exemplo.

“Isso explica o fato de ela ser doce”, observa a nutricionista Ursula Romano, do Rio de Janeiro. Se você foi espiar esse dado na tabela, um aviso: os valores abaixo dizem respeito ao suco de apenas uma fruta.

“E, geralmente, usamos pelo menos três unidades para preparar a bebida”, nota Ursula. Por outro lado, o suco de limão, de sabor azedo, tende a ser diluído em água. Não significa que é para negar a laranjada.

Mas há estratégias para evitar picos de açúcar, que sobem o risco de diabete e levam ao aumento de gordura corporal. “Ingerir o suco sem coar e acrescentar itens como chia são boas medidas”, sugere Ursula.

É que assim temos acesso às fibras, substâncias que aplacam o impacto do excesso de carboidratos. Também faz sentido combinar a bebida com outros alimentos. Fora a orientação clássica: não se esbaldar.

Energia
Limonada – 17 cal
Laranjada – 60 cal

Carboidratos
Limonada – 1,4 g
Laranjada – 12,2 g

Cálcio
Laranjada – 52 mg
Limonada – 5 mg

Potássio
Laranjada – 237 mg
Limonada – 80 mg

Vitamina A
Laranjada – 270 UI
Limonada – 1 UI

Vitamina C
Laranjada – 70 mg
Limonada – 31 mg

(Os valores se referem ao suco de uma unidade da fruta)

Placar Saúde
Laranjada 4 x Limonada 2

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas