Imagem: Salada Detox
Foto: Reprodução

Após um dia comendo besteiras, doces e gorduras, em quanto tempo a pessoa consegue fazer um detox do organismo? Considerando uma pessoa que leva um estilo de vida saudável. Primeiramente vamos entender o que seria uma dieta detox (desintoxicante).

Naturalmente nosso organismo já tem um sistema de desintoxicação, mas hoje em dia com as dietas com pouca concentração de fibras, (frutas, verduras, legumes) e com uma grande quantidade de alimentos ricos em corantes, adoçantes, conservantes, acidulantes, emulsificantes (aditivos químicos), gorduras trans, sódio; naturalmente nosso corpo começa a não funcionar tão bem como deveria.

Segundo a Nutricionista Patrícia Ceolin, o princípio dessa dieta desintoxicante é justamente tirar ao máximo possível produtos industrializados, (produtos estes que contenha uma grande quantidade dos aditivos químicos citados a cima) e acrescentar alimentos ricos em nutrientes, mais vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos .

Leia também:  Dor no pé? Pode ser fascite plantar!

Para as pessoas que consomem doces, gorduras industrializados esporadicamente, não precisa se preocupar, o organismo já dá conta de fazer a desintoxicação.

Dieta detox para emagrecimento:

Sim, naturalmente a pessoa perderá peso, pois ela trocará suas escolhas alimentares de produtos com calorias vazias (produtos com poder energético porém sem nutrientes necessários como vitaminas, minerais, fibras) ou seja, uma dieta inflamatória para produtos ricos em nutrientes. O indivíduo estará mudando o seu padrão alimentar e isso é muito positivo, pois o seu corpo e organismo, estará respondendo de maneira benéfica, a estas escolhas e mudanças.

Segundo Ceolin que também é Especialista em obesidade e emagrecimento, conta que a verdadeira dieta desintoxicante diferente que muitos acreditam não é líquida, ou em pó, ela é uma dieta variada cheia de frutas, verduras, legumes, carboidratos saudáveis, integrais, carnes magras, peixes, sementes, azeite de oliva (comidas vivas – comidas de verdade) com poucos produtos industrializados, essa dieta tem o poder de otimizar o funcionamento do nosso organismo.

Leia também:  Pular o café da manhã entope os vasos e afeta o coração

Suco detox:

“Um alimento isoladamente não emagrece ou não traz benefícios, como por exemplo o suco detox, mais conhecido como suco verde, de nada adianta você tomar um suco verde pela manhã ou no lanche a tarde e ficar o restante do dia se alimentando de produtos industrializados ou ricos em gorduras e açúcares”. explica Ceolin.

É uma dieta para todos? Sim, mas o profissional nutricionista que irá avaliar as individualidades (importante) de cada paciente pois, um paciente com cálculo renal por exemplo, não pode exagerar em verduras verdes escuras, como a couve crua, pela quantidade de oxalacetato (formado a partir do oxalato de cálcio) que irá prejudicar seu quadro patológico e clínico.

Leia também:  Saiba quais são os sintomas da Hepatite A

O profissional nutricionista está habilitado a saber e conhecer profundamente as necessidades nutricionais de cada um de seus pacientes e ajustar sua alimentação

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.