Começa, nesta quarta-feira (1º), o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os contribuintes que possuem final de placa 2. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), até o dia 10 de fevereiro será dado desconto de 5% para pagamento à vista.

Aqueles que perderem o primeiro prazo e efetuarem o pagamento entre os dias 11 e 20 recolherão o IPVA com desconto de 3% à vista. Quem não efetuar o pagamento em cota única poderá parcelar o valor, dentro do mês de vencimento, em até três vezes.

Mesmo que o contribuinte decida pelo pagamento à vista, após o dia 20 de fevereiro, não terá desconto. Encerrado o mês, o contribuinte pagará o imposto com juros e multa.

Leia também:  Febre Chikungunya aumenta 116% neste ano em Mato Grosso

Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja a sua modalidade ou exercício de referência, poderão ser efetuados mediante a apresentação do Documento de Arrecadação (DAR) junto às agências ou postos de atendimento das instituições financeiras autorizadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú; bem como nas casas lotéricas.

A Sefaz-MT informa que, em Mato Grosso, o contribuinte deve acessar a internet para obter e imprimir o boleto, no site da Secretaria. Para acessar a tabela e o calendário de pagamento do IPVA, clique aqui.

Em 2017, o IPVA está, em média geral, 3,7% menor em relação ao que foi pago em 2016, com alíquotas que variam entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo.

Leia também:  Abate de bovinos recua 4,17%, mas economistas acreditam em reversão de queda

O recolhimento do imposto é feito com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta redução média de 4,5% para automóveis, 3,9% para camionetas e utilitários, 8% para caminhões, 5,8% para ônibus e micro-ônibus e 2,3% para motos e similares.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.