Agora MT Destaques Alerta para riscos do contato com frutas cítricas antes de exposição ao...
SAÚDE

Alerta para riscos do contato com frutas cítricas antes de exposição ao sol

Por Gabriela Corsino
VIA

Imagem: Frutas Cítricas
Foto: Ilustrativa

Propagada na cultura popular, a crença de que expor a pele com limão ao sol pode queimar e ocasionar manchas tem explicação científica. Não é apenas um boato, isso porque o sumo ácido da fruta em contato com os raios ultravioleta causa uma reação alérgica, semelhante a uma queimadura, que, longe de ser um mito, deve ser tratada imediatamente para evitar agravamento do quadro.

Em entrevista ao AGORA MT o dermatologista, Hélio Cerávolo, tirou algumas dúvidas referente as manchas e queimaduras ocasionados pelo contato com frutas cítricas e até plantas, como figueira, erva de São João e picão que podem ser responsáveis por uma pequena mancha até uma queimadura de segundo grau.

Para muitos o uso de frutas cítricas em receitas caseiras como máscaras faciais, sucos, doces resultam em efeitos contrários. “O limão é um inimigo do sol, as vezes apenas o fato de tocar nele e passar em outra pessoa, já pode gerar uma mancha ou uma queimadura de segundo grau”, explica o dermatologista.

O contato com algumas frutas cítricas queima a pele e é um quadro conhecido como Fitofotodermatose. “Algumas frutas e algumas plantas ela possuem uma substância que na presença do sol mudam a estrutura e passam a ser nocivas para a pele”, aponta Cerávolo.

As frutas como caju, manga, limão, laranja, lima da pérsia, tangerina e figo, podem dar manchas ou uma queimadura, que segundo o Doutor, esse caso ultimamente tem sido mais frequente em crianças.

Dr Hélio de C. Neto dermatológista - Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Dr Hélio de C. Neto dermatológista – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

“Às vezes os pais chegam na clínica com a criança para ser atendida porque eles tiveram contato com a fruta e não lavou as mãos adequadamente e foi pegar a criança no colo, ou passou a mão no rosto. Já atendi criança com manchas na barriga por causa da falta de cuidado dos responsáveis”, discorre.

Hidratantes, shampoo e outros que possuem o cheiro da fruta não causam manchas e nem queimaduras, esses produtos são sintéticos, podem ficar tranquilos.

Permanecer debaixo do guarda-sol traz uma noção errada de segurança. A radiação tem a capacidade de rebater na areia ou no cimento e voltar ao corpo, provocando inflamações nas áreas que estão com gotículas de limão.

Esse processo afeta células da pele conhecidas como melanócitos. Instigadas, elas produzem mais e mais melanina, o pigmento que determina a tonalidade da cútis. É dessa presença exagerada que surge a mancha.

Invasão
Se a quantidade de suco de limão for muito grande, ela pode alcançar camadas profundas, como a derme, e causar lesões mais sérias. Nesses casos, é comum a formação de bolhas e a sensação de coceira. Depende do grau.

Então, o que fazer?

Prevenir sempre
Em ambientes abertos, evite o consumo de alimentos e bebidas que tenham limão. Se for utilizá-lo, depois lave rigorosamente mãos e braços com água e sabão.

Alívio rápido
A mancha costuma sumir aos poucos dentro de algumas semanas. Se ela estiver incomodando, faça compressas geladas com água ou chá de camomila.

Cuidado em dobro
Capriche ainda mais na aplicação de filtro solar na área lesionada. Se ela está desguarnecida, a alteração cutânea se intensifica e pode se tornar irreversível.

Ajuda profissional
Nas situações graves, quando há muita dor e bolhas, procure um serviço de emergência próximo. Não recorra a pomadas sem a orientação do médico.

Outros itens que também mancham a pele

  • Laranja
  • Mexerica
  • Caju
  • Morango
  • Figo
  • Cenoura
  • Aipo
  • Salsinha
  • Coentro
  • Medicações orais, como alguns anti-inflamatórios

Falsa proteção

Todos acham que o protetor solar em fator alto possa dar um melhor resultado, segundo o Dermatologista Cerávolo as coisas não funcionam assim. “Se for para fazer sem orientação não muda muito, não é uma mudança tão importante, o fator 60 não protege duas vezes mais que o fator 30″, aponta.

Relacionadas

Motociclistas ‘desafiam’ Polícia e acabam detidos pela Força Tática

Dois jovens foram presos e um adolescente apreendido pela Força Tática após desafiarem a Polícia Militar (PM), neste sábado (13), em Rondonópolis-MT. Eles devem...

Bebê de 1 mês morre em Rondonópolis; mãe diz que menino caiu no chão

Um bebê de apenas 1 mês e 28 dias morreu em uma residência no início da noite desta sexta-feira (12), no bairro Cidade Alta,...

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Corpo do terceiro motorista de aplicativo é encontrado em Mato Grosso

O corpo de Nilson Nogueira, de 42 anos, motorista de aplicativo desaparecido desde sábado (13), foi encontrado no distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande,...

Polícia Militar e PRF apreendem 300 quilos de drogas escondidos em caminhão

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 300 quilos de drogas, entre substâncias como pasta base de cocaína...

Força Tática desarticula quadrilha e apreende porções de maconha de dinheiro

Quatro homens de 23, 24, 26 e 34 anos foram presos pela Força Tática pelo crime de associação para o tráfico de drogas, na...

Colisão entre ambulâncias deixa motoristas e paciente feridos

Três pessoas ficaram feridas, sendo dois motoristas e um paciente, após um acidente envolvendo duas ambulâncias, na manhã deste sábado (13), no cruzamento das...

Dupla de adolescentes é apreendida após invadir casa e ameaçar família com arma de fogo

Dois adolescentes foram apreendidos pela Força Tática, na noite desta sexta-feira (12), na Vila Esmeralda, em Tangará da Serra-MT. A dupla é suspeita de...

Vereador alega estar sofrendo represálias e sendo impedido de acessar informações públicas após mudança de partido

Vereadores da oposição comentaram nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara Municipal, sobre a suposta omissão de informações por parte da equipe do prefeito...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas