Agora MT Bastidores Dia Mundial da Água!
BASTIDORES

Dia Mundial da Água!

FONTE
VIA

Quase dois anos após o rompimento da barragem em Mariana em Minas Gerais, a comunidade ainda sofre pela falta de água, até para as necessidades básicas. O Tsunami de lama despejado pelo rompimento da minerado Samarco destruiu o povoado e propriedades rurais, além de deixar mortos e desaparecidos.

Nesse dia mundial da água os moradores têm que andar mais de 3 quilômetros de canoa para conseguir beber, cozinhar e tomar banho com água limpa (nada disso é de graça). Um jeito agradável de comemorar esse dia Mundial.

Aquele desmoronamento transformou a água do Rio que era Doce em uma água amarga, com elemento químicos e tóxicos. As famílias que tiveram seus trabalhos interrompidos agora estão represadas.

O que são 80 litros que muitas famílias recebem da Samarco a título de compensação, perto dos milhares de litros que eles tinham por segundo. Dizem que a água é entregue num povoado e os moradores precisam se deslocar até lá, para receber sua parte e é gasto em torno de R$ 100 por semana para adquirir seu litro.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas