Agora MT Destaques Goleiro Bruno pode voltar a qualquer momento para a prisão | Entendendo...
DESTAQUES

Goleiro Bruno pode voltar a qualquer momento para a prisão | Entendendo Direito

Por Helio Fialho
VIA

Bom dia, boa tarde boa noite, boa madrugada meus líderes, aos meus amigos concurseiros um forte abraço, em especial aqueles que estão se preparando para o concurso de delegado, façam um bom trabalho.

O meio jurídico está vendo agora um embate de ideias entre dois dos seus mais poderosos membros, o Dr. Juiz Wladmir Perri, e o promotor do Tribunal do Júri  Dr. César Danilo Novaes.

Sobre o que discutem esses dois personagens e o que isso tem a ver com a possibilidade de prisão do goleiro Bruno a qualquer instante?

Calma, vou lhes explicar, de forma fácil e sem palavras difíceis, como se fosse uma conversa de bar, ou um papo com os irmãos depois da igreja.

O que é um Tribunal do Júri?

É um julgamento marcado por regras especiais, onde o réu é acusado por crimes dolosos ( fez de propósito) contra a vida, ou como gosta de chamar o promotor Cesar Danilo, os crimes de sangue.

Quem é o Juiz no Tribunal do Juri?

O Tribunal do Júri é composto por sete membros escolhidos na comunidade, para julgar seu semelhante, eles é quem dirão se o réu é culpado ou inocente, e em última análise eles são os Juízes.

O Tribunal do Júri é matéria que esta escrito na constituição no seu Artigo quinto inciso 38 (inciso é uma espécie de sub artigo).

Nesse artigo esta escrito:

– é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

  1. a) a plenitude de defesa;
  2. b) o sigilo das votações;
  3. c) a soberania dos veredictos;
  4. d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

Então lhes explicarei de forma simples o que cada uma dessas frases quer dizer em relação ao tribunal do Júri.

Quando a lei fala em plenitude de defesa quer dizer mais que ampla defesa e contraditório, quer dizer que todos os meios podem ser utilizados para defender o réu, até mesmo juntar uma carta psicografada da vítima (morta) dizendo que o réu não foi quem a matou, (estou exagerando mais vocês entenderam).

O sigilo das votações, quer dizer que o cidadão como jurado, não precisa explicar a ninguém o seu voto, e ainda não precisa que ninguém da sociedade saiba como ele votou, se culpado ou inocente.

É na soberania dos vereditos que se encontra a discussão intelectual entre o Promotor e o Juiz citado a cima. O promotor acredita que se condenado o réu deve ser imediatamente preso, não importa se vai recorrer ou não, a sociedade por ser soberana merece ver sua decisão implementada imediatamente, para sentir a justiça diante de seus olhos, o réu condenado deve ser imediatamente preso.

E não fazer isso, é um ato de soberba dos juízes que seriam cegos, e não conseguiriam ver o óbvio, que o povo já decidiu pelos seus jurados e que se estiverem errados o povo suporta melhor o erro do próprio povo do que o erro de um soberbo Juiz.

O Juiz de Rondonópolis que preside o Júri, mas lembrem-se ele não julga apenas, preside, impede que haja bagunça, esse juiz acredita diferente, na visão dele não há direito absoluto (que valha mais que qualquer um não importe a situação).

Ainda dentro de seu pensamento a história mostra que já houveram julgamentos errados que poderiam ter sido evitados pela presença do juiz ao não cumprir imediatamente a vontade dos jurados, e lembra ainda que os jurados podem cometer eventualmente erros grosseiros e que ele também cometem as vezes porque são humanos.

Bem agora que vocês já sabem tanto quanto promotores e juízes o que isso  tem a ver com o  Goleiro Bruno?

É simples é que o Goleiro Bruno foi solto justamente porque a visão do promotor da prisão imediata não era a visão da jurisprudência dominante, o goleiro está se beneficiando da presunção de inocência, porque ainda não foi julgado seu recurso, por isso não poderia continuar preso, porque a prisão imediata no Tribunal do Júri não é a regra, a soberania dos vereditos seria relativa.

Mas tudo mudou com o Julgamento de um Habeas Corpus no STF (Supremo Tribunal Federal), apesar da fundamentação estar superficial, o STF disse que o promotor em Rondonópolis está certo, (ao meu ver estão errados o STF e o Promotor neste caso).

O STF entende agora (por enquanto) que o réu deve ser imediatamente preso após o julgamento no Tribunal do Júri, se condenado, não precisando esperar nenhum tipo de recurso, o que pode levar o goleiro Bruno de volta a prisão, pois ele foi solto justamente porque os seus recursos ainda não tinham sido julgados.

Qual o Pensamentos de vocês, quem está certo, o Juiz local, que prega a não obrigatoriedade da prisão imediatamente após a condenação no Tribunal do Júri?

Ou o promotor que prega que por ser soberano o Juri após condenar o réu deve vê-lo ser preso imediatamente não importa se eles cometeram erro grosseiro ou acertaram, não importa se ainda pode haver recurso, pois são soberanos?

Relacionadas

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

Jovem de 20 anos é preso por manter relacionamento com menor de 12 anos

Um jovem que mantinha relacionamento com uma adolescente de 12 anos, em Terra Nova do Norte-MT, foi preso pela Polícia Civil, na quinta-feira (18)....

Mulher esfaqueia marido após ser agredida com filha no colo

Um homem de 36 anos foi esfaqueado após agredir a esposa que estava com a filha recém-nascida do casal nos braços, no bairro Tijucal,...

Polícia procura família por duplo homicídio em Mato Grosso

A Polícia procura por uma mulher, o filho dela e uma terceira pessoa que seria o esposo da suspeita pelo crime de duplo homicídio...

Edital da Secel viabiliza projetos de incentivo à leitura em MT

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a população mato-grossense ganha com projetos que fortalecem o hábito...

Homem de 44 anos é preso pela PM com 63 tabletes de maconha na MT-130

Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (23), na MT-130, em Rondonópolis-MT. Segundo informações, as equipes policiais...

Estabelecimentos comerciais devem informar consumidores sobre substituição de produtos lácteos por similares

O Procon de Mato Grosso debateu, nessa segunda-feira (22), a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no Estado informarem aos consumidores sobre a...

Corpo do terceiro motorista de aplicativo é encontrado em Mato Grosso

O corpo de Nilson Nogueira, de 42 anos, motorista de aplicativo desaparecido desde sábado (13), foi encontrado no distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande,...

MT-249 | Servidoras de prefeitura morrem após batida entre carreta e caminhonete

Quatro pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta e uma caminhonete na MT-249, na manhã desta quarta-feira (17), em Nova Mutum-MT. Conforme informações,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas