Imagem: videomonitoramento
Foto: Reprodução

Em 15 dias, o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), captou 104 ocorrências nas principais ruas de Cuiabá e Várzea Grande. Deste número, 55% foram flagrante delito em tentativa de roubo e furto, ameaça e direção perigosa. Os dados referem-se ao período de 13 a 28 de fevereiro

Uma das tentativas de furto frustrada aconteceu no 27 de fevereiro, quando quatro homens tentaram quebrar o cadeado de uma loja de confecção na avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá.

Em uma ação conjunta, os operadores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), flagraram a imagem e solicitaram apoio da viatura mais próxima. Em pouco minutos, policiais militares fizeram a abordagem e prenderam os quatro homens.

Leia também:  Não se esqueça | Horário de verão começa neste domingo, em 10 estados brasileiros

A gerente da loja, Pérola Teixeira de Souza, confirmou não ter conhecimento da tentativa de furto, mas elogiou a ação rápida proporcionada pelo sistema de videomonitoramento.

“É um importante trabalho, pois frustra muitas tentativas, não só da nossa loja, mas de toda a redondeza”, avaliou.

O gerente técnico do CICC, sargento BM Leandro Gustavo Alves, destacou que o número de ocorrências e flagrante delito registradas em 15 dias é um número maior ao que costumeiramente eram captados.

Para ele, o aumento se deve a inclusão de 44 novos operadores do viodeomonitoramento incluídos no trabalho desde 13 de fevereiro.  Anteriormente três servidores ficavam responsáveis por monitorar as 102 câmeras. “Cada operador fica responsável por 10 câmeras, então o trabalho é contínuo e com isso conseguimos triplicar as ocorrências”, declarou.

Leia também:  CNJ pune juíza do MT que participou de carnaval durante licença médica

A delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Luciane Barros Pereira Lima, disse que o trabalho de videomonitoramento pode apontar a linha de investigação do crime. “Pelas imagens captadas na cena do crime ou das imediações podem auxiliar na investigação, na localização de pessoas e veículos”.

Outra imagem capturada permitiu que a Polícia Militar prendesse duas pessoas por assaltar usuários do transporte coletivo, na praça do Porto. O crime aconteceu no dia 5 de março, às 14 horas.

Checagem

Ainda durante o período de 13 a 28 de fevereiro, foram realizadas 31.400 checagens em placas de veículos e motocicletas para verificar se é produto de roubo ou furto.

Leia também:  Mais de 11 mil casos de dengue são registrados em Mato Grosso

“Ao checar a imagem da placa e detectar que é roubada ou furtada, a Polícia Militar é acionada para fazer a abordagem e posteriormente encaminhada para a delegacia”, disse o gerente do CICC, Leandro Alves.

Boa Ação

Cuidado e zelo ao próximo também são imagens que fazem parte do dia a dia dos operadores de viodeomonitoramento.

No dia 06 de março, durante um período de chuva intensa, uma mulher teve dificuldade de adentrar no ônibus. Ao ver sua limitação, um homem deixou o que estava fazendo e ajudou a mulher vencer a correnteza e entrar no coletivo. “Outras muitas ações visualizamos de boa ação, a exemplo de servir café da manhã aos moradores de ruas”, ressaltou Leandro.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.