Imagem: Saco de Laranja
Foto: Reprodução

Seu nome é derivado de uma palavra indiana, narayan, que significa perfume que vem de dentro. E, se no passado a laranja era ornamento em palácios, nos dias atuais seu suco enche milhões de copos logo cedo e torna mais nutritivo o café da manhã de muita gente.

Tanta popularidade fez com que se tornasse assunto de pesquisa. Um dos achados mais recentes relaciona a bebida com o controle do apetite. Há indícios de que o mix de flavonoides vindos do fruto favoreça a elevação dos níveis de leptina, um hormônio que ajuda a inibir a fome.

Segundo a Nutricionista Patrícia Ceolin, o consumo de laranja é rico em vitaminas C “Ela tem fibras e vitamina C, usada também para cuidados com o coração, e uma ótima opção na fruta para o dia-a-dia”. Explica.

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Pra completar, há uma leva de pesquisas sugerindo que o sumo da laranja melhora o raciocínio.

Embora as qualidades da laranja protagonizem um sem-fim de estudos atualmente, já no século 19 o fruto se destacava por suas benesses. Remonta a essa época sua atuação no combate ao escorbuto — doença que provoca inflamação e hemorragia nas gengivas e era muito comum entre os marinheiros daquela época.

Graças à sua excelente concentração de vitamina C, a fruta é uma espécie de antídoto contra o mal que dizimou milhares de europeus.

Desfrute até o bagaço

Não é de hoje que o nutriente também tem boa fama por colaborar com a imunidade. Grande parte desse mérito vem de seu efeito antioxidante, que blinda as células e dá ao sistema imunológico a capacidade de conter os estragos dos radicais livres.

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O ácido ascórbico — esse é o verdadeiro nome da vitamina — ainda trabalha em prol da absorção de nutrientes, entre os quais o ferro. Daí que chupar uma laranja de sobremesa pode dar aquele empurrão contra a anemia.

Aliás, devore cada gomo até o bagaço. Ali se escondem dois tipos de fibras, a solúvel e a insolúvel. E as vantagens são duplas, já que as primeiras auxiliam a controlar os níveis de glicose e colesterol e, portanto, resguardam as artérias, enquanto as insolúveis contribuem diretamente para liberar o trânsito intestinal, dando um chega pra lá na constipação.

Use a casca

A aromática casca da laranja é riquíssima em fibras. Pra completar, concentra algumas substâncias que atuam na redução do risco de tumores. Preparar compotas e outros doces com essa parte normalmente desprezada é uma saborosa maneira de evitar um desperdício nutricional.

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