Agora MT Variedades Música e Cultura Vitor Ramil canta Dylan e faz parceria com Baleiro, Boto e Chico...
MúSICA E CULTURA

Vitor Ramil canta Dylan e faz parceria com Baleiro, Boto e Chico no 11º disco

Da Redação com G1
VIA

Imagem: Vitor RAMIL
Foto: Reprodução

Campos neutrais é o título do 11º álbum de Vitor Ramil. Trata-se do primeiro disco de músicas inéditas de autoria do cantor, compositor e músico gaúcho em sete anos. Campos neutrais é também o nome de uma das 15 músicas que compõem o repertório do sucessor de Foi no mês que vem (2013), disco duplo em que Ramil reciclou o cancioneiro autoral. De acordo com o artista, essas 15 músicas procuram traduzir o significado histórico do termo Campos neutrais, cuja origem remete a uma área neutra do século XVIII, próxima do Rio Grande do Sul e delimitada em 1777 pelo Tratado de Santo Ildefonso, assinado pelos reinos de Portugal e Espanha.

Com repertório composto em três idiomas (português, espanhol e inglês), o álbum Campos neutrais vai apresentar parcerias de Ramil com o paraibano Chico César, o maranhense Zeca Baleiro, o paraense Joãozinho Gomes e com a poeta pelotense Angélica Freitas. O repertório também inclui música composta por Ramil a partir de versos de poema do português Antônio Boto, abordagem de música conhecida do compositor norte-americano Bob Dylan e registro de canção do galego Xöel Lopez.

As letras embutem referências a cidades como Satolep (Pelotas, no dicionário particular de Ramil), Montevidéu, Buenos Aires, Belém, Barcelona, Londres e aos próprios Campos neutrais. O disco tem participações vocais de Chico César, de Zeca Baleiro e de Gutcha Ramil, sobrinha de Vitor, além dos toques das percussões do argentino Santiago Vazquez, do naipe de metais (tuba, trombone, dois trompetes e trompa) do Quinteto Porto Alegre (metais orquestrados pelo porto-alegrense Vagner Cunha), da guitarra elétrica do também porto-alegrense (e integrante do grupo gaúcho Apanhador Só) Felipe Zancanaro e do violão do argentino Carlos Moscardini.

Além de cantar e tocar violão no disco, Ramil assina a produção musical de Campos neutrais. Para viabilizar a gravação – que será feita em Porto Alegre (RS) com o engenheiro de som Moogie Canazio no recém-construído estúdio Audio Porto – e a edição do álbum pelo selo Satolep Music, o artista busca recursos financeiros na plataforma de financiamento coletivo Traga seu show em campanha que vai até o fim de junho. Campos neutrais é o primeiro álbum de música inéditas de Vitor Ramil desde o CD Délibab (2010).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas