Agora MT Mundo Mais de 100 mil passando fome, Sudão do Sul gasta orçamento em...
MUNDO

Mais de 100 mil passando fome, Sudão do Sul gasta orçamento em armas

Da redação com G1
VIA

Pessoas se aproximam de clínica improvisada em Thaker - Foto: Siegfried Modola/ Divulgação Médicos Sem Fronteira
Pessoas se aproximam de clínica improvisada em Thaker – Foto: Siegfried Modola/ Divulgação Médicos Sem Fronteira

O mais novo país do mundo, o Sudão do Sul, tem atualmente cerca de 100 mil pessoas passando fome, segundo estimativas do governo e da Organização das Nações Unidas (ONU), o que faz com que o país tenha uma das piores situações humanitárias do mundo. Porém, o governo gasta pelo menos metade de seu orçamento com armamento.

Em fevereiro deste ano, o governo afirmou que quase metade da população do país não teria acesso confiável a alimentos a preços acessíveis até julho. Independente desde 2011, o país de 12,5 milhões enfrenta uma guerra civil desde 2013.

O país obtém 97% de sua renda por meio da venda do petróleo. Do final de março ao final de outubro de 2016, a venda desse produto atingiu aproximadamente 243 milhões de dólares, segundo cálculos dos especialistas, citados pela France Presse.
Um relatório das Nações Unidas, feito por um painel de especialistas, mostra que o governo de Salva Kiir gasta pelo menos a metade, “e provavelmente muito mais”, do seu orçamento com armas apesar da grave crise alimentar.

Um documento na ONU, que recebeu apoio dos Estados Unidos, chegou a pedir o embargo na venda de armas para o país, mas foi rejeitado pelo Conselho de segurança em dezembro de 2016. “As armas continuam inundando o Sudão do Sul, asseguram diversas fontes, muitas vezes em coordenação com os países vizinhos”, indicou.

Com uma economia em frangalhos, o Sudão do Sul enfrenta uma inflação anual de 800%. Há um ano, US$ 1 valia cerca de 3 libras sudanesas. Atualmente, a proporção é de 1 para cerca de 120.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas