11 de maio de 2021
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    Quindim x queijadinha

    Imagem: Quindim e Quejadinha
    Quindim e queijadinha: ambos agradam ao paladar, mas um oferece mais benefícios do que o outro (Foto: Tomás Arthuzzi)

    Reza a lenda que escravos remodelaram um doce tradicional português, substituindo o queijo pelo coco como principal ingrediente. Mas o elemento deposto não sumiu da receita e a delícia ficou conhecida como queijadinha. Já o quindim, também nascido português, aparentemente levava amêndoas. Só que, ao desembarcar no Brasil, a fórmula foi adaptada, e o coco (de novo ele!) passou a reinar.

    Além da origem, os dois doces têm em comum a conquista do paladar brasileiro – tanto é que estão em qualquer padaria. Segundo a nutricionista Lara Natacci, da Dietnet, em São Paulo, ambos são fontes de proteínas e, por isso, contribuiriam com a saciedade. Nesse sentido, a queijadinha é a aposta mais acertada. Saiba mais: Qual a cilada engordativa em que você mais cai?

    O quindim, por sua vez, pode se gabar de ter menos sódio, mineral que eleva a pressão. Mas a verdade é que dá para saborear os dois sem culpa. “Só há problema se o consumo for frequente e excessivo”, alerta Lara. Caso queira fazer as receitas em casa, melhor. Aí dá para usar adoçante e leite de coco com menos gordura no quindim e, na queijadinha, trocar o parmesão pela ricota.

    Energia

    Quindim – 273 cal

    Queijadinha – 344 cal

    Carboidratos

    Quindim – 45 g

    Queijadinha – 48 g

    Proteínas

    Queijadinha – 10,6 g

    Quindim – 4,7 g

    Gorduras

    Quindim – 8,6 g

    Queijadinha – 12,6 g

    Cálcio

    Queijadinha – 209 mg

    Quindim – 28 mg

    Sódio

    Quindim – 31 mg

    Queijadinha – 316 mg

    (Os valores se referem a 100 gramas dos doces)

    Placar SAÚDE

    Quindim 4 x Queijadinha 2

    Fonte: livro nutrição e técnica dietética, de Sonia Tucunduva Philippi