Agora MT Mundo Trump confirma que grande conflito com Coreia do Norte pode acontecer
MUNDO

Trump confirma que grande conflito com Coreia do Norte pode acontecer

Da redação com Exame
VIA

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, avaliou no final desta semana de que há chances de um grande conflito com a Coreia do Norte. A declaração do líder republicano foi dada à Reuters.

Desfile militar em razão dos 105 anos do fundador da Coreia do Norte - Damir Sagolj/Reuters
Desfile militar em razão dos 105 anos do fundador da Coreia do Norte – Damir Sagolj/Reuters

“Adoraríamos resolver as coisas diplomaticamente, mas é muito difícil”, prosseguiu Trump, que disse ainda que o governo chinês, aliado histórico do regime norte-coreano, está comprometido nos esforços de aliviar a tensão. “Sei que ele (o presidente chinês, Xi Jinping) deseja fazer algo, mas é possível que ele não possa”, avaliou o presidente dos EUA.

Em uma tentativa de aliviar a tensão na região, o governo americano, por meio do secretário de Estado Rex Tillerson, lembrou que a Coreia do Norte enxerga os seus testes nucleares como uma estratégia de sobrevivência, mas que os EUA iriam trabalhar para ajuda-los a mudar essa estratégia.

“Queremos dizer a eles: seu caminho para a sobrevivência e para a segurança é eliminando armas nucleares e nós, junto com outros países vamos ajuda-los com o desenvolvimento econômico”, explicou em entrevista à rede Fox News e que esperaria “o quanto fosse necessário” para que negociações começassem.

Do lado da China, Tillerson afirma que o país vem fazendo pressão para que o regime de Kim Jong-un cesse os testes nucleares por meio da ameaça de novas sanções. Japão e Rússia anunciaram estar prontos para iniciar o processo de “desnuclearização” do país e que todos os envolvidos na crise se abstivessem da “retórica belicista”.

A crise na península da Coreia vem se fortalecendo a cada dia. Ontem (27), um oficial da norte-coreano disse em entrevista à CNN que os testes nucleares não vão parar enquanto os EUA “continuarem com seus atos hostis”.

No início da semana, EUA e Coreia do Sul realizaram manobras militares com armas reais simulando a reação a um ataque do Norte. Os exercícios acontecem todos os anos, mas são sempre criticados pelo regime norte-coreano, que os vê como “atos de agressão”. A China se manifestou contra a decisão dos países de seguirem em frente com a estratégia neste ano em razão do clima de nervosismo que paira na região.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas