13 de maio de 2021
Mais
    Capa Destaques Você deveria ingerir gorduras, sim!!

    Você deveria ingerir gorduras, sim!!

    Imagem: gorduras
    Foto: Reprodução30

    Muito se tem lido e ouvido falar sobre o colesterol, gorduras saturadas, gorduras trans, e os potenciais danos que o aumento destes compostos no sangue podem trazer à saúde. Esse interesse, crescente nos últimos anos, se explica pelo aumento da incidência das doenças vasculares, especialmente doença cardíaca (infarto, hipertensão, aterosclerose) e acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), que representam uma das principais causas de morte no mundo.

    Mas existe gordura boa? Ao contrario que muitos pensam, nem toda a gordura é ruim para corpo, algumas delas são importantíssimas para o funcionamento do organismo.

    Segundo a Nutricionista Emanueli Krauspenhar o que faz a gordura ser boa ou não, não são as calorias e sim a sua origem. “As chamadas gorduras boas são de origem vegetal (insaturadas) e devem estar presente no dia a dia de forma equilibrada. O colesterol não faz mal à saúde. Pelo contrário, o colesterol é importante para o funcionamento normal do organismo. O que faz mal à saúde é o excesso de colesterol”, explica.

    As gorduras insaturadas colaboram com o aumento do colesterol bom ( HDL) e isso faz que auxilie na prevenção de doenças cardíacas, elas não tem perigo de deposito de gordura abdominal. A retirada da gordura da dieta vem sendo trocada por carboidratos e isso fez com que a população engordasse absurdamente.

    A gordura saturada vem de origem animal, e no organismo ela é eficaz para incorporação do cálcio no osso, outra função importante é ajudar a termos os pulmões e cérebro saudáveis, nosso sistema imunológico também necessita de gordura.

    Saliento aqui, que não é para você correr para ingerir mais gorduras sem controle, uma orientação é que 25% da sua ingestão diária seja de gorduras, não de produtos industrializados, ricos em gorduras trans.as gorduras são essenciais a vida, não tenha medo, busque orientação, priorize os alimentos de boa qualidade.

    De acordo com a Nutricionista existem alguns exemplos de gorduras vegetais: como o óleo de linhaça e azeite, o abacate, castanhas e nozes.