Agora MT Mundo Acusado de atentado que matou 22 pessoas em show na Inglaterra é...
MUNDO

Acusado de atentado que matou 22 pessoas em show na Inglaterra é preso

Da redação com G1
VIA

A polícia britânica anunciou a detenção nesta terça-feira (23) em Manchester de um homem de 23 anos supostamente relacionado com o atentado que deixou 22 mortos nesta cidade do noroeste da Inglaterra, segundo a BBC, a France Presse e a Associated Press. A explosão, que aconteceu logo após show da cantora americana Ariana Grande, deixou ainda 59 feridos. O Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Policiais e outras pessoas tentam socorrer feridos após explosão - Foto: PA via AP
Policiais e outras pessoas tentam socorrer feridos após explosão – Foto: PA via AP

A premiê britânica, Theresa May, afirmou, nesta manhã, que a polícia acredita ter identificado o homem-bomba que detonou um artefato caseiro, mas ainda não foram divulgadas informações sobre o suspeito. O ataque não foi reivindicador por nenhum grupo terrorista.
– Explosão na saída da Manchester Arena Grande deixou 22 mortos e 59 feridos
– Crianças que assistiram ao show da cantora Ariana Grande estão entre as vítimas
– Homem-bomba morreu no ataque e suspeito de 23 anos foi detido
– Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Casal se abraça diante de policiais após explosão na Manchester Arena - Foto: Peter Byrne/PA via AP
Casal se abraça diante de policiais após explosão na Manchester Arena – Foto: Peter Byrne/PA via AP

A explosão aconteceu enquanto milhares – maioria de adolescentes – deixavam a arena onde a cantora americana havia realizado seu show na noite de segunda-feira (22), segundo o chefe de polícia de Manchester, Ian Hopkins. Entre as vítimas, estão crianças, de acordo com a polícia.

Theresa May afirmou que o Reino Unido foi vítima de um duro ataque terrorista e que o terrorista buscava fazer uma carneficina. “Sabemos que apenas um terrorista explodiu um artefato de fabricação caseira perto de uma das saídas do local, escolhendo deliberadamente o momento e o local para provocar uma carnificina máxima”, disse May, em Downing Street, segundo a France Presse. A premiê irá visitar Manchester ainda nesta terça.

Primeira ministra britânica, Theresa May - Foto: Neil Hall/Reuters
Primeira ministra britânica, Theresa May – Foto: Neil Hall/Reuters

“Embora não seja a primeira vez que Manchester sofreu desta forma, é o pior ataque que a cidade experimentou e o pior que já atingiu o norte da Inglaterra. Todos os atos de terrorismo são atos de guerra, mas este ataque se destaca pela covardia”, declarou. O nível de alerta para atentato permanece elevado no país.

A Manchester Arena é um ginásio usado para shows e eventos esportivos com capacidade para 21 mil pessoas. Relatos e vídeos publicados em redes sociais mostram a correria após a explosão. Ariana disse ter ficado ‘despedaçada’ após o ataque.

Antes de o Estado Islâmico reivindicar a ação, apoiadores do grupo comemoraram o ataque nas redes sociais, segundo a Reuters. Contas do Twitter associadas ao grupo radical usaram hashtags se referindo à explosão para publicar mensagens de celebração, com alguns usuários encorajando ataques semelhantes em outros lugares.
Algumas mensagens descreveram o ataque como um ato de vingança em resposta a ataques aéreos no Iraque e na Síria.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas