Sabe aquele Happy hour com os amigos parece bem inofensivo ou já ouviu falar aquela famosa frase: nunca mais bebo, já ouviram? Creio que não funciona, pois o alcoolismo é a terceira doença que mata. Fica na frente de AIDS e obesidade. O álcool é uma droga, tendo mesmo efeito nocivo que as drogas ilícitas como cocaína e crack.

E se você está pensando em eliminar algumas gordurinhas, o álcool pode se tornar um problema. As bebidas alcoólicas além de terem grande quantidade de calorias e nenhum nutriente, possuem efeitos nocivos ao organismo.

Um órgão bem afetado com o consumo é o cérebro, com o consumo excessivo ao longo do tempo pode levar a uma perda de memória. Outro órgão também que se pode ser afetado é o rim, sobrecarregando o seu funcionamento, o fígado também tem seu ciclo abalado, outro fator importante que ele altera a regulação hormonal levando a infertilidade. Afeta também o pâncreas na produção de algumas enzimas que metabolizam gorduras.

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Outro fator importante que o álcool atua no disfunção gástrica e intestinal, isso quer dizer que diminui a absorção de alguns nutrientes e vitaminas. Isso resultara em perda de massa muscular, se você faz academia e visa aumento de massa muscular, se associar o consumo de álcool diminui em 20 % a síntese proteica. E por fim, o álcool interfere na qualidade do sono, isso é péssimo para processo de emagrecimento, um bom descanso é fundamental para reparação muscular.

Sempre lembrando que isso acontecerá se a dose diária for ultrapassada, mas qual seria a dose tolerável? Essa quantidade são 40 g, isso representa 2 doses de destilado, 1 garrafa de 600ml de cerveja e meia garrafa de vinho, não podemos pensar que podemos guardar toda nossa cota diária para consumir no final de semana.

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Imagem: Alcool e o organismo
Foto: Ilustrativa

Vale salientar também, que o homem e mulher metabolizam álcool de forma diferente, mulheres toleram menos.

Outro detalhe é que o álcool é bem calórico, ele só perde para as gorduras, cada grama de álcool representa em 7kcal.

A dica da nutri é sempre ter bom senso, analisar a quantidade consumida, e sempre que puder aumente a quantidade de agua.

Veja as calorias de algumas bebidas:

– Cerveja: 1 lata de 350ml: 147 calorias
– Vinho branco doce: 1 taça de 125 ml: 178 calorias

– Vodka: 1 cálice de 20 ml: 48 calorias
– Uísque: 1 dose de 100 ml: 240 calorias

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