Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Gengibre é bom pra quê? Saiba como consumir
SAúDE E BEM-ESTAR

Gengibre é bom pra quê? Saiba como consumir

Da Redação com Saúde
VIA

Imagem: gengibreOrigem: foi Marco Polo que levou o gengibre da Ásia tropical para a Europa — de lá, ela ganhou o paladar do mundo. Conhecido por aqui principalmente pela culinária japonesa, esse tempero também é base de muitos pratos indianos.

Formas de uso: ele pode ser usado tanto fresco como em pó — antes ou durante o cozimento. O que muda é o efeito obtido: a versão fresquinha tem sabor forte e picante, enquanto a ressecada é mais aromática e suave. Fica ao gosto do freguês.

Com o que combina: aposte no gengibre para incrementar as marinadas de frango, peixes e lombo de porco. O condimento também vai bem em receitas com arroz, conservas, molhos para saladas e carnes e vinagres aromatizados. Compotas de frutas, batidas e o tradicional suco verde também ganham frescor com o condimento.

Com o que não combina: o frescor dele briga com o sabor forte de grelhados de carne vermelha e de caça.

Benefícios nutricionais: tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias reconhecidas. Por proteger o estômago, é recomendado para quem sofre de refluxo ou gastrite.

Como plantar: O gengibre se desenvolve em vasos espaçosos ou em jardins. A terra precisa ser adubada e não pode ficar encharcada — a planta se adapta melhor em regiões quentes e ensolaradas, atingindo até um metro de altura. O rizoma, que fica logo acima da raiz, deve ser colhido quando as folhas secam.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas