Agora MT Mundo Métodos como hipnose e água benta são usados para ‘curar homossexualidade’...
MUNDO

Métodos como hipnose e água benta são usados para ‘curar homossexualidade’ na Rússia

Da redação com G1
VIA

Ser gay deixou de ser considerado oficialmente um transtorno mental na Rússia há quase duas décadas. O país retirou, em 1999, a homossexualidade da sua lista de doenças mentais, com 26 anos de atraso em relação a Estados Unidos e sete anos depois da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns médicos oferecem curas para a homossexualidade, ainda que ela não seja considerada um transtorno - Foto: Ilya Vudrevich/TASS/BBC
Alguns médicos oferecem curas para a homossexualidade, ainda que ela não seja considerada um transtorno – Foto: Ilya Vudrevich/TASS/BBC

Extraoficialmente, porém, a homofobia ainda é forte no país, e há quem siga oferecendo controversos métodos de “cura gay”. Após denúncias de perseguições a homossexuais na república russa da Chechênia, testemunhos de pacientes dessas “curas” começaram a vir à tona, alguns deles relatando impactos “catastróficos” em suas vidas.

Um dos pioneiros nesses “tratamentos” contra a homossexualidade é o psicoterapeuta Yan Goland, 80, que alega ter “curado” 78 homossexuais e 8 transexuais, seguindo um método que inclui “extinguir” a atração por pessoas do mesmo sexo usando sessões de hipnose que podem durar até oito horas. Também emprega uma combinação de psicanálise e terapia que tenta influenciar os sonhos.

“Quando alguém vem se consultar comigo, mostro casos similares, o antes e depois. O paciente se enche de esperanças (…) e entende que precisa seguir um tratamento, que pode durar entre 8 e 18 meses. No caso dos transexuais, pode se estender por até 2 anos e meio. Uma vez tive uma paciente particularmente difícil e trabalhei com ela durante oito anos”, diz ele ao Serviço Russo da BBC.

Na segunda fase do tratamento, o objetivo é criar atração pelo sexo oposto, e o método se torna ainda mais polêmico: Goland incentiva seus pacientes homens a ver as mulheres ao seu redor como objeto sexual. “Digo a eles: ande pela rua e olhe para todas as mulheres jovens com as quais cruzar. Escolha a melhor”, explica.
O último passo é fazer sexo com pessoas do sexo oposto.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas