11 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Brasil Ministério da Justiça é invadido por agentes penitenciários em protesto contra reforma...

    Ministério da Justiça é invadido por agentes penitenciários em protesto contra reforma da Previdência

    Agentes penitenciários invadiram na tarde desta terça-feira (2) a sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Segundo a Polícia Militar, o grupo era formado por cerca de 500 servidores de várias regiões do país. Os agentes protestam contra a reforma da Previdência, e pedem a inclusão da profissão na lista de “categorias de risco”, junto com as atividades policiais.

    Vidros do Ministério da Justiça quebrados, após invasão de agentes penitenciários - Foto: Marília Marques/G1
    Vidros do Ministério da Justiça quebrados, após invasão de agentes penitenciários – Foto: Marília Marques/G1

    O ato começou na Esplanada dos Ministérios, convocado pela Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (Febrasp) e pela Federação Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen). Na invasão, as portas de vidro que dão acesso ao saguão principal do ministério foram quebradas. O G1 aguarda posicionamento do Ministério da Justiça sobre o caso.

    “Nós, agentes penitenciários, queremos ser reconhecidos como categoria diferenciada. No mundo inteiro, o agente de segurança pública é reconhecido com uma aposentadoria diferenciada. Agora, no Brasil, apresentaram esta loucura. Fomos retirados deste texto”, diz o presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação, que participou da invasão.