Agora MT Economia Safra de grãos pode bater recorde de 232 milhões de toneladas
ECONOMIA

Safra de grãos pode bater recorde de 232 milhões de toneladas

Da redação com Agência Brasil
VIA

A safra de grãos para o período 2016/2017 deve chegar a 232 milhões de toneladas, segundo a Conab  (Companhia Nacional de Abastecimento). A estimativa é de que a produção seja recorde, com crescimento de 24,3% em relação ao período anterior. Os dados foram levantados entre os dias 23 e 29 de abril em todas as regiões produtoras.

O anúncio foi feito hoje (11) pelo presidente da companhia, Marcelo bezerra, e pelo secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira. Os estudos mostram que a super safra se deve ao crescimento da área cultivada, que ainda pode ser ampliada em 3,5%, chegando a 60,4 milhões de hectares em todo o país.

Para a soja, a previsão de crescimento é de 18,4%, algo em torno de 113 milhões de toneladas, com a ampliação 1,8% da área plantada. O grão é responsável por 33,9 milhões de hectares cultivados.

O total de milho colhido pode chegar a 92,8 milhões de toneladas, 39,5% a mais com relação à safra de 2015/2016. A área total cultivada atinge os 17,2 milhões de hectares. A soja e o milho correspondem a cerca de 90% de toda a produção de grãos no Brasil.

O feijão também teve forte alta na produção, chegando a ter 33,5% de aumento com relação ao ciclo anterior. Já o trigo, classificado como “cultura de inverno”, teve queda de 7,8%, e a área de cultivo reduzida de 2,1 para 1,95 milhões de hectares.

Para Sávio Pereira, os efeitos econômicos da super safra atingem desde os números da exportação até a mesa do brasileiro. “Esses dados são muito importantes para mostrar à sociedade a importância da produção agrícola, pois se refletem na inflação, na balança comercial, na geração de empregos etc. Com relação ao ciclo passado, esse ano são 45 milhões de toneladas a mais movimentadas na economia”. afirmou.

Relacionadas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (19) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas