Agora MT Destaques Sesc Rondonópolis realiza hoje (16) Festival Palco Giratório
DESTAQUES

Sesc Rondonópolis realiza hoje (16) Festival Palco Giratório

Por Guilherme Silveira
VIA

O Sesc (Serviço Social do Comércio) de Rondonópolis receberá um pocket festival do Palco Giratório por aproximadamente onze dias, (16 a 27 de maio). Para quem não tem conhecimento sobre esse festival, trata-se de um projeto do Sesc, consolidado no cenário cultural brasileiro e de importância para municípios do interior, que conta com a circulação de espetáculos e ações formativas de diferentes grupos nacional.

Sendo um projeto de importante difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior o Palco Giratório completa 20 anos de existência.

A programação deste festival está incrível. Para mais informações e inscrição das oficinas, entre em contato pelo telefone 3411 1491/ 1465 ou pelo email: [email protected]

Segue Programação:

16/05 – A Beira de… – Silvia Moura (CE)

20h – Teatro do Sesc Rondonópolis

Um estado momentâneo ou não. Estarrecedor. A necessidade de estancar para dai conseguir falar sobre algo ou sobre uma sensação causada por várias insatisfações. O desejo do nada se estabelecendo por ter tantos acúmulos… Sons de coisas caindo no chão, estilhaços, imagens de mãos segurando algo que quase caiu. Um processo irreversível de extinção.

Esse trabalho trata da busca por um estado de presença que estabeleça com o público uma relação de casualidade. É proposto ao público segurar objetos que pode cair escolher um lugar para ficar, escolher que parte deve ser iluminada do trabalho, a interação direta com o público é parte da composição do trabalho.

Gênero: Dança -Teatro

Classificação etária: Livre

Duração: 50 min 60 min

18/05 – Os Mequetrefe – Parlapatões (SP)

20h – Teatro do Sesc Rondonópolis

Em “Os Mequetrefe” quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas.

Da maneira como acordam, passando pelo jeito como se vestem para ir trabalhar, eles encaram essa aventura através do dia de maneira cômica. Depois de acordar, os Dias pegam o ônibus, que irá se transformar em tudo que pode levar gente, seja navio ou trem, para simplesmente irem ao trabalho, e assim manipulam objetos de cena de maneira lúdica, sempre carregados de um humor provocativo.

Gênero: Comédia

Classificação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

 

19/05 – Ledores no Breu – Cia do Tijolo (SP)

20h – Teatro do Sesc Rondonópolis

 

Inspirado no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, o espetáculo trata das relações entre o homem da leitura, das letras e do mundo ao seu redor. Ledores no breu traz histórias que acompanham tantos leitores na escuridão e analfabetos em pleno século XXI, seres que percorrem distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Um homem que por não poder ler as letras comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra ou alguém que reinventa o afeto com base nas letras que formam um nome. Personagens construídos a partir de suas relações com as letras e as palavras têm suas vidas profundamente transformadas.

Gênero: Drama

Não recomendado para menores de 14 anos

Duração: 70 minutos

20/05 – Fui! – Cia Senhas de Teatro

20h – Teatro do Sesc Rondonópolis

A CiaSenhas excursiona pelo universo juvenil com a montagem FUI!, livremente inspirado na obra literária Tchick de Wolfgang Herrndorf, com texto e direção de Sueli Araujo. O espetáculo apresenta quatro personagens que se encontram após 15 anos para, através da criação de uma peça de teatro, lembrarem e reviverem as experiências que compartilharam quando eram jovens. Temas como amizade, solidão, confiança e sexualidade são abordados na montagem. Com uma linguagem dinâmica e direta, FUI! Apresenta ao público um recorte sensível sobre ser jovem ontem e hoje. Amizade e memória norteiam a peça que se desenha, também, a partir da relação com quem a vê.

Gênero: Juvenil

Classificação Etária: 12 anos

Duração: 50min

 

21/05 – Ninhos – Balangandança Cia. (SP)

17h – Concha Acústica do Sesc Rondonópolis

 

Ninhos parte da ideia do lugar onde tudo começa e pode retornar. Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para os voos, descobertas, passeios. Brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais, remetendo à similaridade entre os movimentos de diferentes espécies.

Neste jogo, os ninhos são os espaços de recolhimento onde são fortalecidas relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para a criança.

Dança para Crianças

Classificação Etária: Livre

Duração: 50 minutos

 

23/05 – Palafita – Grupo Fuzuê (CE)

20h – Teatro do Sesc Rondonópolis

É uma proposição de equilíbrio entre dois corpos, ora sobre mãos e pés, ora reconstruindo formas de estar no outro. A sustentação do corpo sobreposto se da pela busca de eixos estáveis, remetendo a imagem dos casebres lacustres que conhecemos por palafitas que se erguem em lagos e regiões pantanosas como estratégia de se habitar um espaço. O conceito de morada aqui cria a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana.

Gênero: Circo

Classificação etária: 12 anos

Duração: 30 minutos

 

24/05 – Na Esquina – Coletivo na Esquina (MG)

19h – Espaço Gramado Lateral do Sesc

Na esquina, via cruzada de caminhos que buscam por outros.

Ciclos e repetições simultâneas entram em jogo em inter-relações diversas: o mastro chinês, o trapézio fixo, a lira, o malabares, a acrobacia de solo e o mão-a-mão. Sobreposições, erros, linhas que se cruzam, para construir um corpo que rompe com a previsibilidade do espetáculo circense. O encontro entre amigos é a possibilidade de produzir a diferença, para além do reforço das identidades, abre-se para as relações entre quem dirige, quem atua e quem assiste; Na Esquina é o ponto de partida para outros lugares.

Gênero: Circo

Classificação etária: Livre

Duração: 60 min

 

26/05 – Caranguejo Overdrive (RJ)

20h – Teatro do Sesc Rondonópolis

O protagonista é Cosme, ex-catador de caranguejos no mangue carioca da metade do século XIX. Convocado para integrar as forças brasileiras na Guerra do Paraguai enlouquece no campo de batalha, volta ao Rio e encontra uma cidade em grande transformação. Ele é um homem, ou um caranguejo, ou um soldado, ou um operário. Mergulhado na guerra, sofre um colapso; de volta à cidade onde nasceu, encontra um Rio de Janeiro em convulsões urbanísticas – uma cidade, para ele, irreconhecível e com sabor de exílio. Ele procura o Mangue – a parte da cidade então chamada Rocio Pequeno, hoje a Praça 11 – e se emprega na construção do canal que representou a primeira grande obra de saneamento do Rio.

Gênero: Musical

Classificação etária: 16 anos

Duração: 75 minutos

 

27/05 – Maiêutica – Raquel Mutzenberg (MT)

17h – Casario

Maiêutica é um partejar de ideias. Ideias que compõem um corpo-matéria que se dobra e desdobra, atualiza e condensa as fisicalidades e a plasticidade de seres em cena. O corpo é recurso material e plástico que se deixa dividir ou multiplicar pelas subjetividades femininas: a capacidade de renascer, de se re-parir.

O processo Maiêutica é uma tentativa de “re-parir-se”, de renascer de si mesma. O material cênico foi coletado a partir do contato com gestantes, parturientes, doulas, notícias jornalísticas e discussões de grupos sobre parto humanizado, violência obstétrica e misoginia. A investigação iniciou como uma pesquisa acadêmica e se desdobrou em intercâmbios com artistas de distintas áreas, prevalecendo o diálogo interdisciplinar durante sua construção

AÇÕES FORMATIVAS

 

19/05 – Oficina Processo em Ação – Cia Senhas -TEATRO

13h às 17h – Centro Cultural José Sobrinho

 

A partir de procedimentos criativos desenvolvidos pela Cia Senhas no processo de montagem do espetáculo “FUI!”, os participantes terão a oportunidade de conhecer e praticar técnicas de composição de cena e de atuação. O desenvolvimento da oficina terá como foco os elementos do Jogo, do Espaço e da Palavra, através de exercícios práticos junto aos participantes.

Público Alvo: Artistas e estudantes de artes cênicas

Carga Horária: 04h

Ministrante: Duplas de atores (Greice Barros, Luiz Bertazzo, Ciliane Vendrusculo, Rafael di Lari)

Número máximo de participantes: 25

 

20/05 – Diálogos entre dois espaços: Primeiro ocupe, depois se vire – Cia do Tijolo

09h as 12h / 14h as 17h – Sala de Dança

Trabalho desenvolvido com o objetivo de treinar o olhar para a ressignificação dos espaços físicos da sala de experiência cênica e também da rua. Parte de uma pesquisa corporal, sonora e imagética em três instâncias: o ser do intérprete consigo mesmo, o ser em relação ao espaço da sala de ensaio e o ser em relação ao outro.

Público Alvo: pessoas criadoras, artistas, contadores de histórias, professores, atores.

Carga Horária: 6 horas

Ministrantes: Rodrigo Mercadante e Dinho Lima Flor

Número máximo de participantes: 20

 

20/05 – Pensamento Giratório com Coletivo na Esquina – Circo Contemporâneo no Brasil

17h30 – Foyer do Espaço Cultural

O Coletivo Na Esquina foi criado em 2012 por sete artistas mineiros e uma francesa, com formação originária na Spasso Escola Popular de Circo de Belo Horizonte e em escolas europeias. A pesquisa do coletivo é realizada através de uma mistura do circo contemporâneo europeu com a realidade e corporeidade, com a busca de criar uma dramaturgia circense própria. Para o Pensamento Giratório propomos uma reflexão sobre o circo contemporâneo no Brasil, com o intuito de discutir as vertentes artísticas no país, os desafios da produção e as relações com o que se faz atualmente no âmbito circense mundial.

Público Alvo – Interessados em Artes Circenses.

21/05 a 23/05 – Acrobacia e acrobacia coletiva – Coletivo na Esquina

 

21/05 das 18h às 22h – TURMA 1 (ginásio do Sesc)

 

22/05 das 18h às 22h – TURMA 2 (ginásio do Sesc) – ED FISICA UNIC

 

23/05 das 18h às 22h – TURMA 3 (ginásio do Sesc)

 

-Acrobacia de solo, com ênfase na pesquisa e criação de vocabulário acrobático;

 

-Acrobacia coletiva, através de exercícios de confiança e contra-peso, trabalhar princípios da acrobacia coletiva e portagem acrobática.

 

Publico Alvo: Artistas profissionais e em formação nas áreas de circo, dança e teatro e também esportistas com práticas ligadas a acrobacia.

 

Carga Horária: 04 hrs

 

Numero máximo de participantes: 16

 

22/05 – Corpo & Movimento – Proposta de Dança na Educação da Criança – Balangandaça Cia.

19h às 21h – Teatro

Inserida como uma das quatro linguagens artísticas a serem trabalhadas no ensino formal, a dança, mais do que nunca, deve ser estudada: na teoria e na prática, desafiando professores e educadores a pensar corpo, arte e dança na educação – formal e não formal – de uma maneira abrangente. Esta oficina tem como objetivo principal possibilitar ao professor/educador, uma vivência prático-reflexiva de dança, concebida como forma de articulação e construção de conhecimento, com seus conteúdos e objetivos próprios.

Público Alvo: Educadores e profissionais da área

Carga Horária: 2 horas

Ministrantes: Georgia Lengos e Dafne Michellepis

Número máximo de participantes: 30

 

26/05 – Oficina Overdrive – Aquela Cia de Teatro

 

09h às 12h/14h às 17h – Teatro

 

Ultrapassagem, estado de intensa atividade, distorção do som até seu limite. Através da apresentação dos processos criativos da Aquela Cia e dos pressupostos que nortearam a construção de Caranguejo Overdrive, a presente oficina tem como objetivo apresentar novos parâmetros para o pensamento acerca da cena e do trabalho do ator. Na oficina o participante viverá um breve processo de criação onde a partir de inspirações estéticas (musicas, poemas, textos etc..) desenvolverá ideias em busca da construção da sua performance.

Público-alvo: Estudantes de artes cênicas e artistas em geral

Carga horária: 6h

Ministrante: Pedro Kosovski e Marco André Nunes

Número máximo de participantes: 20

 

Relacionadas

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Polícia Militar e PRF apreendem 300 quilos de drogas escondidos em caminhão

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 300 quilos de drogas, entre substâncias como pasta base de cocaína...

‘Paciente’ é preso após ameaçar furar coordenador da UPA

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após ameaçar o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta sexta-feira (19),...

Estabelecimentos comerciais devem informar consumidores sobre substituição de produtos lácteos por similares

O Procon de Mato Grosso debateu, nessa segunda-feira (22), a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no Estado informarem aos consumidores sobre a...

Trio é detido após invadir loja e furtar bicicletas elétricas em Rondonópolis

Dois jovens de 18 e 20 anos foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido pela Polícia Militar (PM) pelo crime de furto, na...

Justiça mantém prisão preventiva de Carlinhos Bezerra por duplo homicídio

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, habeas corpus impetrado por Carlos Alberto Gomes Bezerra, réu...

Motorista fica ferido após perder controle da direção e bater carro em estrutura de empresa

Um motorista de 23 anos ficou ferido após um acidente, na manhã desta segunda-feira (22), no cruzamento da avenida Tiradentes com a rua Dom...

Homem é assassinado com facada no coração durante briga em lanchonete

Um homem identificado como William Osmar de Oliveira Alves, 33 anos, morreu após ser atingido por três golpes de faca, na noite desta quinta-feira...

Motociclista fica ferido após bater na traseira de caminhonete na MT-270

Um jovem de 26 anos ficou ferido após um acidente envolvendo uma moto Honda Titan e uma caminhonete F4000 na noite desta sexta-feira (19),...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas