Agora MT Mundo Uber é alvo de investigação nos EUA para saber se usa software...
MUNDO

Uber é alvo de investigação nos EUA para saber se usa software que ‘dribla’ fiscais

Da redação com G1
VIA

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal contra a Uber por ter usado um software que ajudava motoristas a fugir de reguladores de transporte, informou a agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (4).
O programa em questão é o “Greyball”, que identificava e contornar oficiais de governos em que a atividade da empresa não havia sido liberada ainda, como Oregon e Portland, nos EUA. O esquema foi revelado por uma reportagem do jornal “New York Times” em março.
Segundo a Reuters, que cita fontes próximas do assunto, não é claro qual crime federal o governo dos EUA está apurando.

Tela do aplicativo de celular Uber em São Paulo - Foto: Marcelo Brandt/G1
Tela do aplicativo de celular Uber em São Paulo – Foto: Marcelo Brandt/G1

De acordo com o Uber, que proibiu o programa, o “Greyball” era usado em cidades em que não estava proibido. O objetivo principal era proteger os motoristas de fraudes e garantir a segurança deles. Ou seja, mantê-los longe de concorrentes mal-intencionados que recorriam a smartphones para atrapalhar seu trabalho, em vez de solicitar viagens.

Na época a Uber afirmou ao G1, em nota, que o “programa nega solicitações de viagem a usuários fraudulentos que violem nossos termos de uso — sejam eles pessoas que têm a intenção de agredir fisicamente motoristas parceiros, concorrentes que buscam dificultar nossas operações ou oponentes que armam emboscadas secretas contra motoristas”.
Em carta enviada às autoridades de Portland, que a tornaram pública, a equipe jurídica da Uber disse que a tecnologia do “Greyball” era usada “com extrema moderação” na cidade antes de a operação ser aprovada em 2015.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas