Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Um tratamento diferente para o câncer de fígado
SAúDE E BEM-ESTAR

Um tratamento diferente para o câncer de fígado

Por Gabriela Corsino
VIA

Imagem: figado esferas
Foto: Ilustrativa

A empresa australiana Sirtex divulgou dados positivos dos testes com o SIR Y-90, terapia que utiliza microesferas radioativas para combater o câncer que atinge o fígado ou as metástases que se espalham do intestino e vão parar no tecido hepático. Nas pesquisas, indivíduos submetidos ao procedimento junto à quimioterapia tiveram um benefício maior em relação àqueles que só se valeram da químio.

Aprovado no Brasil desde 2014, ele é indicado quando as outras abordagens terapêuticas falharam. “A técnica para infundir as esferas é minimamente invasiva, está relacionada a poucos efeitos colaterais e exige só um dia de internação”, observa o radiologista intervencionista Felipe Nasser, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

Cerco radioativo ao câncer

Como funciona o procedimento

1. Viagem tortuosa

Um cateter é inserido na artéria femoral, na virilha, ou na artéria radial, no braço, e transita pelos vasos sanguíneos até chegar ao fígado.

2. Escotilhas abertas

Quando o cateter se aproxima do tumor, as microesferas radioativas são liberadas. Elas têm 32 micrômetros de diâmetro (1 micrômetro é a milésima parte de 1 milímetro).

3. Bombardeio intensivo

As estruturas minúsculas viajam pelas artérias que circundam o tecido doente. Elas liberam radiação durante alguns dias, o que reduz o tamanho do tumor.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas